Busca avançada
Ano de início
Entree

Saúde mental, violência e mudanças ambientais globais urbanas no corredor de exportação Tamoios - D. Pedro I, São Paulo, Brasil

Resumo

A crescente consolidação e ampliação de importantes rodovias do estado de São Paulo têm sido acompanhadas por um intenso processo de urbanização, industrialização, desenvolvimento turístico e dinâmicas populacionais. Estes processos contribuem para um acúmulo de mudanças localizadas que impactam amplamente os sistemas naturais, e que aceleram as mudanças climáticas em ambientes urbanos. Inserido dentro de um quadro referencial de "mudanças climáticas globais urbanas" o presente estudo busca analisar os efeitos cumulativos destas mudanças sobre sistemas urbanos e ambientais na saúde mental e na incidência de violência em comunidades urbanas, e examinar o grau de intervenção institucional e as adaptações das comunidades inseridas nesta área. O estudo combina análises de dados estatísticos e entrevistas com grupos focais em 10 municípios localizados ao longo de um eixo composto por três importantes rodovias paulistas - Tamoios (SP-99), Carvalho Pinto/Ayrton Senna (SP 070) e D. Pedro I (SP 65), que cruzam e servem o Litoral Norte Paulista e a Região Bragantina. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA CAL SEIXAS, SONIA REGINA; NUNES, RICHARD JOSEPH. Subjectivity in a context of environmental change: opening new dialogues in mental health research. SUBJECTIVITY, v. 10, n. 3, p. 294-312, SEP 2017. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.