Busca avançada
Ano de início
Entree

Viabilidade da utilização de água de reuso no cultivo hidropônico de alface (Lactuca sativa L.)

Processo: 13/14893-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2014 - 30 de abril de 2016
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Engenharia de Água e Solo
Pesquisador responsável:Claudinei Fonseca Souza
Beneficiário:Claudinei Fonseca Souza
Instituição Sede: Centro de Ciências Agrárias (CCA). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Araras , SP, Brasil
Assunto(s):Sustentabilidade  Tratamento de águas residuárias  Reúso da água  Hidroponia  Fertilidade do solo  Impactos ambientais 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:efluente tratado | hidroponia | Impacto ambiental | Solução nutritiva | Sustentabilidade | Irrigação e drenagem

Resumo

Esta proposta visa estudar a viabilidade do reuso de água tratada proveniente de estação piloto de tratamento de esgoto compacta por leito de raízes como fonte alternativa de água e nutrientes no cultivo hidropônico de alface (Lactuca sativa, L). O experimento será realizado Centro de Ciências Agrárias- UFSCar, no município de Araras, SP, em casa de vegetação. Os cultivos serão de Outubro a Dezembro de 2013 e de Abril a Junho de 2014. O sistema hidropônico adotado será a Técnica do Fluxo Laminar de Nutrientes (NFT), serão três tratamentos, o primeiro com água de abastecimento e solução nutritiva comercial, o segundo com água de esgoto tratada e complementada com solução nutritiva comercial de acordo com resultados de análise química prévia, e o terceiro somente água de esgoto tratada, a fim de avaliar a disponibilidade dos nutrientes que não foram totalmente extraídos no processo de tratamento e também verificar se a hidroponia pode atuar como um polimento adicional ao tratamento já feito no esgoto. Cada tratamento será composto por quatro bancadas (repetições), um reservatório de 500 L para armazenar a solução nutritiva, um conjunto moto bomba e um temporizador. Cada bancada terá quatro perfis hidropônicos de polipropileno com 3 metros de comprimento cada, com 12 plantas por perfil, totalizando 192 por tratamento. Serão avaliados parâmetros de produtividade, qualidade microbiológica e sanitária das plantas de alface, quantidade de fertilizante comercial usado para complementar a solução nutritiva da água de reuso, consumo de nutrientes. Espera-se com os resultados demonstrar a viabilidade do aproveitamento de água de reuso como fonte alternativa de água e nutrientes no cultivo hidropônico de alface. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DIEGO FERNANDO ATOCHE GARAY; LISIANA CRIVELENTI VOLTOLINI; REINALDO GASPAR BASTOS; CLAUDINEI FONSECA SOUZA. Efeito da turbidez na desinfecção ultravioleta de águas residuais domésticas para reutilização agrícola. Rev. Ambient. Água, v. 16, n. 6, . (13/14893-7)
FIGUEIREDO, CAROLINE GOULART; SALA, FERNANDO CESAR; SOUZA, CLAUDINEI FONSECA. Treated domestic sewage as a nutrient source for strawberry under hydroponic cultivation. INTERNATIONAL JOURNAL OF RECYCLING OF ORGANIC WASTE IN AGRICULTURE, v. 10, n. 4, p. 353-362, . (13/14893-7)
ANDRESSA DE ALMEIDA SOARES OLIVEIRA; REINALDO GASPAR BASTOS; CLAUDINEI FONSECA SOUZA. Adaptação de efluente doméstico para uso agrícola por tratamento biológico, físico e desinfecção por ultravioleta. Rev. Ambient. Água, v. 14, n. 2, . (13/14893-7, 10/20081-7)
CUBA CARVALHO, RENATA DA SILVA; BASTOS, REINALDO GASPAR; SOUZA, CLAUDINEI FONSECA. Influence of the use of wastewater on nutrient absorption and production of lettuce grown in a hydroponic system. Agricultural Water Management, v. 203, p. 311-321, . (13/14893-7, 13/13803-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.