Busca avançada
Ano de início
Entree

Laboratório de Biologia Celular e Molecular Multiusuários sediado no Instituto de Biologia da UNICAMP

Processo: 13/50615-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2014 - 30 de setembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Convênio/Acordo: FINEP - CT - Infra
Pesquisador responsável:Helena Coutinho Franco de Oliveira
Beneficiário:Helena Coutinho Franco de Oliveira
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Aquisição de materiais  Equipamentos de laboratório  Aterosclerose  Bioenergética  Hipertensão  Metabolismo  Obesidade 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aterosclerose | Bioenergetica | Diabetes | Hipertensao | Metabolismo | Obesidade

Resumo

Esta é uma proposta para aquisição de vários equipamentos para criação do Laboratório Multiusuários sediado no IB-Unicamp, os quais permitirão captura de imagens associados a quantificação de fenômenos biológicos in situ, em larga escala, em tempo real, de modo automatizado e com alta capacidade de processamento de dados. Trata-se de edital conjunto com a FINEP, para qual está sendo solicitado um ImageXpress Micro Widefield High Content Screening System, e Fapesp, para a qual solicita-se a aquisição de acessórios do ImageXpress, 1 Sistema de detecção Multi-modal e acessórios, 1 Lavadora de microplacas, uma estação trabalho automatizada (robô), 1 Extrator automatizado de DNA, RNA e proteínas, 1 Digitalizador de imagens e 1 granulômetro. Os objetivos gerais são estimular praticamente todas as linhas de pesquisa dos docentes do IB e de outras Unidades da área biológica da Unicamp, bem como um enorme contingente de alunos de PG, que em algum momento de suas pesquisas necessitem de uma avaliação dinâmica microscópica de células, tecidos ou microorganismos. O OBJETIVO ESPECÍFICO da proposta é ampliar a infra-estrutura de pesquisa com caráter multiusuários que vem sendo financiada por diferentes agências de fomento à pesquisa ao longo dos anos, por iniciativa de pesquisadores das unidades IB e FCM da Unicamp, os quais interagem em torno dos temas Diabetes e Obesidade. De 2005 2008 obtivemos verbas da Finep e da Reitoria da Unicamp para construção de um prédio de 3 andares de cerca de 1200 m2 que encontra-se em fase final de construção, denominado Laboratório de Diabetes e Obesidade. Seguindo a forte tradição de interação, estes pesquisadores constituíram um INCT-Diabetes e Obesidade (MCT/CNPq/Fapesp 2009-2013) é um CEPID (Fapesp 2013-2017). Os objetivos científicos destes grupos são produzir conhecimento básico em fisiopatologia da obesidade e co-morbidades (resistência à insulina, diabetes, hipertensão, aterosclerose, câncer, e complicações renais), identificar potenciais alvos terapêuticos e fármacos com potencial de se traduzir em benefícios para sociedade na forma de tratamentos, prevenção e programas educacionais. Em resumo, com esta proposta pretende-se (1) complementar a infra- j estrutura do Laboratório de Diabetes e Obesidade do IB-Unicamp, (2) ampliar os horizontes de investigação em biologia celular e molecular usando metodologias de ponta, (3) disponibilizar esta infra-estrutura para outros usuários da Unicamp, de Universidades públicas, de instituições ou empresas públicas e privadas, conforme normas de funcionamento estabelecidas, (4) prover suporte conceituai e técnico e (5) facilitar a pesquisa multidisciplinar. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ASSIS, LEANDRO HENRIQUE DE PAULA; DORIGHELLO, GABRIEL DE GABRIEL; RENTZ, THIAGO; SOUZA, JANE CRISTINA DE; VERCESI, ANIBAL EUGENIO; DE OLIVEIRA, HELENA COUTINHO FRANCO. In Vivo Pravastatin Treatment Reverses Hypercholesterolemia Induced Mitochondria-Associated Membranes Contact Sites, Foam Cell Formation, and Phagocytosis in Macrophages. FRONTIERS IN MOLECULAR BIOSCIENCES, v. 9, p. 17-pg., . (17/03402-3, 17/17728-8, 17/02903-9, 13/50615-1)
ASSIS, LEANDRO HENRIQUE DE PAULA; DORIGHELLO, GABRIEL DE GABRIEL; DE OLIVEIRA, HELENA COUTINHO FRANCO. Pro-inflammatory polarization of macrophages is associated with reduced endoplasmic reticulum-mitochondria interaction. Biochemical and Biophysical Research Communications, v. 606, p. 7-pg., . (13/50615-1, 17/17728-8, 17/02903-9, 17/03402-3)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: