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Práticas educativas de mães e de professores e suas relações com comportamentos infantis

Resumo

Muitos estudos apontam que problemas de comportamento e habilidades sociais educativas são variáveis que estão diretamente relacionadas. O manejo inefetivo dos pais e professores pode levar a sérios problemas de comportamento, promovendo falhas no desenvolvimento de comportamentos sociais positivos e comunicativos da criança. As famílias e escolas que estimulam comportamentos socialmente habilidosos por meio de disciplina consistente, interação positiva e supervisão das atividades das crianças, parecem favorecer o desenvolvimento social e cognitivo de seus filhos. Nesse contexto o estudo das habilidades sociais educativas e práticas negativas de educação se revestem de importância por promoverem o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças nas situações de interação. Objetiva-se, neste estudo, estudar práticas parentais (positivas e negativas) de pais e de professores, comportamentos dos filhos (habilidades sociais e problemas de comportamento), considerando o diagnóstico ou não de problemas de comportamento em um ou dois ambientes (família e escola). Serão participantes em torno de 200 mães/cuidadoras de crianças pré-escolares e do ensino fundamental e as professoras das crianças, a partir dos instrumentos: a) Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais (RE-HSE-P); b) Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Para Professores (RE-HSE-PR), c) Child Behavior Checklist" (CBCL); (d) Teachers Report Form (TRF); (e) Questionário de Respostas Socialmente Habilidosas - Pais (QRSH-P); (f) Questionário de Respostas Socialmente Habilidosas - Professores (QRSH-Pr). Os dados serão tratados por análises uni e multivariadas na comparação de diferentes grupos. (AU)

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