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Implantação de sistema de segurança na rede de computadores FAMERPNET

Processo: 14/01169-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Reserva Técnica para Conectividade à REDNESP
Vigência: 01 de março de 2014 - 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação
Pesquisador responsável:Suzana Margareth Ajeje Lobo
Beneficiário:Suzana Margareth Ajeje Lobo
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São José do Rio Preto , SP, Brasil
Pesquisadores associados: João Marcelo Rondina
Assunto(s):Redes de computadores  Segurança da informação  Tecnologia da informação 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Redes de Computadores | Seguranca da Informacao | Tecnologia da Informação | Segurança da Informação

Resumo

É consenso, em diversos segmentos e áreas de trabalho, inclusive o educacional, que a tecnologia da informação (TI) tem uma participação importante nas organizações. Alguns autores, como Falconi, destacam que a TI pode influenciar e trazer mudanças nas instituições, inclusive na organização de sua estrutura funcional e consequentemente nas atividades que as pessoas desempenham (FALCONI, 2004). As instituições de ensino de todo o mundo, tem sido constantemente desafiadas, nas últimas décadas, a promover mudanças para acomodar as expectativas de uma nova geração de estudantes, que receberam o nome de "nativos digitais", popularmente conhecidos também como geração Y. Estes estudantes estão muito familiarizados com a TI, seja no uso de dispositivos, como smartphones, tablets e notebooks, seja na operação de aplicativos sofisticados de colaboração e acesso a redes de conteúdo. A internet parece ser a grande motivadora e causadora desta verdadeira revolução, com o advento da web 2.0, apontado por O'Reilly como grande marco ocorrido na primeira década do século 21 (O'REILLY, 2005). Em contrapartida a estes estudantes, os professores nas instituições de ensino superior, não parecem acompanhar na mesma velocidade as mudanças trazidas pela era da conectividade que vivemos atualmente. Uma das alternativas apontadas por Weller é o investimento contínuo em TI e capacitação dos professores (WELLER, 2013). Este projeto caminha pela primeira linha de ação, investimento em TI, e encontra motivação na possibilidade de oferecer conteúdo e acesso à internet com qualidade e principalmente, segurança. Ao permitir uma ação de constante monitoramento de uma rede de computadores, garantindo que a mesma fique livre de ameaças virtuais externas e internas, abre-se espaço para o desenvolvimento de novos projetos que contemplem a segunda linha de ação, a capacitação de professores. Na medida em que se encontra uma boa infraestrutura de rede, com segurança, pode-se chegar a uma oferta de conteúdo e aplicações que atenda aos professores e consequentemente também apoie os estudantes dessa nova geração. A rede de computadores que será usada para o desenvolvimento deste projeto é a FAMEPNET, que está localizada na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP). Por definição, trata-se do sistema operacional de rede que faz a gestão integrada de todos os serviços e aplicações de TI da FAMERP: acesso internet, Portal Capes, Famerp Virtual, Sistema de Gestão FAMERP (SGF), e-mail, intranet, antivírus, dentre outros. A FAMERPNET possui mais de 600 computadores conectados a ela e atende a aproximadamente 03 (três) mil usuários, dentre alunos de graduação e pós-graduação, professores e funcionários da FAMERP. A solução encontrada pela equipe técnica de TI da instituição para atender a este objetivo principal do projeto é a aquisição de um "equipamento de segurança de rede" (ESR). Esta classe de equipamento permite prover maior segurança e controle sobre os dados trafegados em uma rede de computadores de grande porte, através de um hardware especificamente desenvolvido para esta finalidade. Espera-se, com a realização deste projeto, implantar o ESR e assim obter-se uma infraestrutura de rede segura e de alto desempenho, que ofereça novos benefícios como, por exemplo: a priorização de conteúdos educacionais e científicos, um acesso mais rápido e confiável aos professores e alunos, integração completa com a rede sem fio, proteção contra vírus e diversas outras ameaças virtuais, maior suporte à equipe de TI para resolutividade de problemas e contingências nessa área, dentre outros. CAMPOS, V. F. Gerenciamento da rotina do trabalho. 8a ed. Nova Lima: Editora Falconi, 2004. O'REILLY, T. What is web 2.0. Disponível em: . Acesso em: 12 fev. 2013. WELLER, M. Ten lessons in digital scholarship. Disponível em: . Acesso em: 12 fev. 2013. (AU)

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