Busca avançada
Ano de início
Entree

Como interagem primatas humanos e não humanos no semiárido do nordeste brasileiro: uma abordagem etno-primatológica para preservar a biodiversidade cultural de primatas

Resumo

A degradação do meio ambiente causa a perda de biodiversidade e a consequente diminuição das condições de vida em Primatas humanos e não humanos. A pobreza é generalizada em algumas áreas do Brasil, especialmente onde o ambiente está em alto risco de degradação como na região Nordeste. Nas áreas rurais ao sul do Piauí, onde esta pesquisa é realizada, a vida da comunidade local é baseada na economia de subsistência. A abordagem etnoprimatológica é um método inovador para avaliar a percepção ambiental dos moradores e promover a conservação da biodiversidade. Nessa região, uma população selvagem de Sapajus libidinosus habitualmente usa ferramentas de pedra para abrir frutos encapsulado, uma descoberta recente que tem implicações importantes para a compreensão da evolução humana. Os seres humanos são parte do ecossistema dos macacos-prego que por contra interagem com eles de várias formas, incluindo invasões nos cultivos. A fim de preservar a biodiversidade cultural tanto humana quanto dos macacos-prego, este estudo visa compreender a dinâmica e as relações entre Primatas em um ambiente de semiárido. O estudo será levantado através de métodos ecológicos e etnográficos. Os efeitos deste projeto são dirigidos a proteger a cultura em populações humanas e de macacos-prego, melhorar o conhecimento dos próprios recursos ambientais para todos os residentes e promover comportamentos que evitem conflitos entre seres humanos e a fauna natural. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SPAGNOLETTI, NOEMI; MORONE CARDOSO, TADEU CAMPIONI; FRAGASZY, DOROTHY; IZAR, PATRICIA. Coexistence Between Humans and Capuchins (Sapajus libidinosus): Comparing Observational Data with Farmers' Perceptions of Crop Losses. INTERNATIONAL JOURNAL OF PRIMATOLOGY, v. 38, n. 2, p. 243-262, . (13/19219-2)
MCLENNAN, MATTHEW R.; SPAGNOLETTI, NOEMI; HOCKINGS, KIMBERLEY J.. The Implications of Primate Behavioral Flexibility for Sustainable Human-Primate Coexistence in Anthropogenic Habitats. INTERNATIONAL JOURNAL OF PRIMATOLOGY, v. 38, n. 2, p. 17-pg., . (13/19219-2)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: