Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da imagem funcional através di PET/CT e DW-MRI nas biópsias transtorácicas guiadas por tomografia computadorizada

Processo: 13/15143-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2014 - 31 de março de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Radiologia Médica
Pesquisador responsável:Rubens Chojniak
Beneficiário:Rubens Chojniak
Instituição Sede: A C Camargo Cancer Center. Fundação Antonio Prudente (FAP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Medicina nuclear  Ressonância magnética nuclear  Tomografia por emissão de pósitrons  Biópsia 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biópsias guiadas por tomografia | Biópsias Transtorácicas | Difusão por Ressonância Magnética | tomografia por emissão de pósitrons | Medicina Nuclear e Ressonância Magnética

Resumo

O advento de novas técnicas funcionais de ressonância magnética (RM) como a Difusão, por exemplo, também vêm ampliando o uso desta ferramenta na avaliação dos pacientes portadores de lesões torácicas assim como de procedimentos orientados por esta técnica. A difusão permite acrescentar à avaliação morfológica convencional aspectos biomoleculares do comportamento tumoral à semelhança do que ocorre com o PET/CT. O emprego da Difusão permite uma caracterização qualitativa e quantitativa das lesões sendo possível indicar se o diagnóstico de benignidade ou de malignidade é favorecido. As lesões benignas não costumam apresentar sinais de restrição à difusão das moléculas de água, consequentemente irão perder sinal nesta sequencia (com valores b elevado) com respectiva elevação nos níveis de coeficiente aparente de difusão (ADC). Por outro lado, as neoplasias malignas irão apresentar sinais evidentes de restrição à difusão das moléculas de água secundário a proliferação celular, ocorrendo manutenção do sinal elevado nesta sequencia (com valores b elevado) com respectiva redução nos níveis de ADC. Por se tratar em de equipamentos disponíveis no Hospital AC Camargo, a Ressonância Magnética e o PET/CT podem atuar como ferramentas que melhoram a performance das biópsias trantorácicas guiadas pelos métodos de imagem. Eles podem contribuir na identificação de sítios de atividades intra-lesionais que representem melhor o verdadeiro comportamento biológico da lesão, proporcionando desta forma a coleta adequada de material para análise biomolecular, impactando de forma decisiva no manejo terapêutico destes pacientes.Por estes motivos, a nossa proposta é realizar um estudo com a finalidade de avaliar o emprego da imagem biomolecular através do PET/CT e a Difusão por RM na orientação de procedimentos transtorácicos de paciente portadores de lesões torácicas suspeitas de malignidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZURSTRASSEN, CHARLES E.; TYNG, CHIANG J.; GUIMARAES, MARCOS D.; BARBOSA, PAULA N. V. P.; PINTO, CLOVIS A. L.; BITENCOURT, ALMIR G. V.; GROSS, JEFFERSSON L.; LIMA, EDUARDO N. P.; CAVALCANTE, ALINE C. B. S.; MATUSHITA JUNIOR, JOAO P. K.; et al. Functional and metabolic imaging in transthoracic biopsies guided by computed tomography. EUROPEAN RADIOLOGY, v. 30, n. 4, p. 2041-2048, . (13/15143-1)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.