Busca avançada
Ano de início
Entree

Efetividade de intervenções de enfermagem com uso do telefone para cuidadores com tensão no papel de cuidador

Processo: 13/20744-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2014 - 31 de janeiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Médico-cirúrgica
Pesquisador responsável:Diná de Almeida Lopes Monteiro da Cruz
Beneficiário:Diná de Almeida Lopes Monteiro da Cruz
Instituição Sede: Escola de Enfermagem (EE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Erika de Souza Guedes ; Leidy Johanna Rueda Díaz ; Rita de Cassia Gengo e Silva
Assunto(s):Diagnóstico de enfermagem  Ensaio clínico  Cuidadores 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Classificações de enfermagem | cuidadores familiares | Diagnóstico De Enfermagem | doenças crônicas | Enfermagem | ensaio clínico | Cuidadores familiares

Resumo

Na América Latina, o sistema de saúde não responde às demandas e necessidades dos cuidadores familiares. Dispor de evidências oriundas de pesquisas rigorosamente delineadas e conduzidas para informar a assistência aos cuidadores com o diagnóstico de Tensão do Papel Cuidador contribuirá para a elaboração de programas capazes de atender as necessidades e demandas dessa população. Objetivo. Determinar a efetividade de intervenções de enfermagem aplicadas por telefone para cuidadores familiares com Tensão do Papel de Cuidador nos domínios: estilo de vida, saúde emocional, saúde física e bem-estar. Método. A pesquisa será desenvolvida em três etapas. Primeira: validação de conteúdo do diagnóstico de enfermagem tensão do papel de cuidador e de resultados de enfermagem Alteração de estilo de vida do cuidador familiar, Saúde emocional do cuidador familiar, Saúde Física do Cuidador Familiar, Bem-estar do cuidador familiar; segunda: validação do instrumento de medida de diagnóstico e resultados utilizando o modelo de Rasch; terceira: ensaio clínico randomizado. Esta última etapa será desenvolvida simultaneamente no Brasil e na Colômbia. Por cada país a amostra estará composta 104 cuidadores familiares de pessoas com doenças crônicas, consistindo de 52 cuidadores no grupo controle e 52 no grupo intervenção telefônica. O grupo de Intervenção por Telefone receberá 5 sessões de intervenção, com o uso de telefone com uma duração de 40 minutos, 1 vez por semana durante 5 semanas. O grupo controle receberá o cuidado usual. As sessões de intervenção integrarão atividades das seguintes intervenções da NIC: Apoio ao cuidador e Melhora do enfrentamento. Para o processamento e qualidade dos dados serão construídos dois bancos de dados independentemente em Epi Info e serão analisados em software Stata versão 11 e Winstep. Realizar-se-á uma análise descritiva das características basais dos grupos de intervenção e não intervenção. Para avaliar o efeito da intervenção sobre notas médias finais dos resultados, da segunda e terceira avaliação, nos grupos de intervenção e grupo controle, calcular-se-á o coeficiente das diferenças entre o grupo controle e de intervenção e o valor de d de Cohen. Como medida de impacto da intervenção se calculará o número necessário para tratar (NNT). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RUEDA DIAZ, LEIDY JOHANNA; GUEDES, ERIKA DE SOUZA; LOPES MONTEIRO DA CRUZ, DINA DE ALMEIDA. Recruitment, retention, and adherence of family caregivers: Lessons from a multisite clinical trial. INVESTIGACION Y EDUCACION EN ENFERMERIA, v. 41, n. 2, p. 13-pg., . (13/20744-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.