Busca avançada
Ano de início
Entree

Atividade enzimática e diversidade bacteriana da degradação de macrófitas aquáticas

Resumo

As macrófitas podem se constituir em recursos importantes para as cadeias de pastagem e de detritos nos ecossistemas aquáticos, desempenhando papel fundamental nos fluxos de energia e ciclagens de nutrientes desses ambientes. O processo de degradação é mediado pela comunidade microbiana, que produz exoenzimas capazes de catalisar a mineralização da matéria orgânica. Considerando que as taxas de perda de massa dos detritos de plantas aquáticas são influenciadas por fatores abióticos (e.g., disponibilidade de oxigênio, composição química, tamanho de partícula) e bióticos (e.g., diversidade e biomassa de microrganismos), esse estudo admite a priori que ambientes aeróbios proporcionem maior diversidade de microrganismos e, consequentemente, maior atividade enzimática e perda de massa. Assim, os objetivos deste projeto são: 1) identificar a diversidade de microrganismos envolvidos com a decomposição de detritos de macrófitas aquáticas; 2) determinar a dinâmica das atividades de seis exoenzimas; 3) construir modelos cinéticos e determinar os coeficientes de decaimento da decomposição de Pontederia cordata L. e Oxycaryum cubense (Poepp. e Kunth) em condições de aerobiose e anaerobiose; 4) correlacionar a dinâmica de decomposição microbiana com as atividades enzimáticas e com as perdas de massa durante a decomposição das espécies selecionadas. Os experimentos serão realizados em ambiente natural (Represa do Beija-Flor) e em meios aeróbios e anaeróbios (proporcionados in vitro). Essa pesquisa visa obter um maior entendimento ecológico sobre o processo de decomposição de macrófitas emergentes em ambientes aquáticos, além da identificação de microrganismos potencialmente importantes para processos biotecnológicos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PACCAGNELLA, YEDA CAROLINA; BIANCHINI JR, IRINEU; DA CUNHA-SANTINO, MARCELA BIANCHESSI. Decomposition dynamics of two aquatic macrophytes: response of litter interaction with temperature and dissolved oxygen availability. Rev. bras. Bot., v. 43, n. 4 AUG 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.