Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação dos aspectos funcionais de cepas de lactobacilos isolados de embutidos fermentados

Resumo

Os consumidores além de exigir qualidade higiênica nos alimentos, aumentaram o interesse a todos aqueles aspectos que melhoram a qualidade de vida. De este modo, surge o desenvolvimento dos alimentos funcionais capazes de produzir algum efeito benéfico sobre uma ou várias funções do organismo. As bactérias lácticas (BL) por seu característica GRAS tem estado sempre relacionadas com os aspectos benéficos para a saúde. Várias espécies e subespécies de Lactobacillus e Bifidobacterium tem sido reconhecidas como probióticas, ou seja, microrganismos que podem ter efeitos benéficos sobre a saúde e o bem estar do consumidor devido a sua ação sobre a microbiota intestinal. Neste projeto de pesquisa tem como objetivo avaliar o potencial probiótico de cepas de lactobacilos isoladas de produtos cárneos com propriedades antimicrobianas capazes de controlar o desenvolvimento de microrganismos patógenos em seu trato gastrointestinal. Sua posterior aplicação permitirá o desenvolvimento de alimentos mais saudáveis, utilizando uma nova geração de cultivos starters denominados cultivos funcionais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CASTELLANO, P.; PEREZ IBARRECHE, M.; LONGO BORGES, L.; NIO ARIAS, F. C.; ROSS, G. R.; PEREIRA DE MARTINIS, E. C.. Lactobacillus spp. impair the ability of Listeria monocytogenes FBUNT to adhere to and invade Caco-2 cells. Biotechnology Letters, v. 40, n. 8, p. 1237-1244, . (13/50498-5)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.