Auxílio à pesquisa 13/00274-3 - Prótese dentária, Candidose - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência do fluconazol na resposta imune a infecção por Candida albicans em modelo in vitro de epitélio oral

Processo: 13/00274-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2014
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Altair Antoninha Del Bel Cury
Beneficiário:Altair Antoninha Del Bel Cury
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Prótese dentária  Candidose  Candida albicans  Interações hospedeiro-patógeno  Expressão gênica  Enzimas proteolíticas  Resposta imune  Fluconazol 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cândida Albicans | Epitélio oral | fluconazol | Prótese Dentária

Resumo

Nos últimos anos, fatores como o aumento da incidência de doenças invasivas por fungos, além do surgimento de isolados resistentes aos medicamentos, têm acelerado o interesse de tais medicamentos não só sobre os patógenos, mas também a sobre a resposta imunológica do hospedeiro. Tendo em vista o escasso conhecimento sobre a influência do efeito de concentrações salivares de antifúngicos sistêmicos utilizados no tratamento de candidose oral sobre a interação entre patógeno e hospedeiro, o objetivo deste estudo será avaliar in vitro a resposta imune do epitélio oral humano infectado com biofilme de Candida albicans e, separadamente, interação C. albicans x macrófagos, ambos na presença de fluconazol em concentração salivar e plasmática, respectivamente. Serão utilizados dois isolados clínicos de C. albicans (P01, P34) e uma cepa de referência como controle (ATCC 90028). Sobre o epitélio serão inoculadas C. albicans (2x106 céls./mL) e adicionado meio RPMI 1640 e 2,56 ¼g/mL de fluconazol, concentração biodisponível na saliva, as avaliações serão realizadas 24 horas após. A avaliação da expressão gênica de interleucinas e enzimas fúngicas proteolíticas (SAPs) será realizada por quantitative PCR (qPCR) com a utilização de pares de primers específicos. A quantificação do dano epitelial será avaliada pela detecção de lactato desidrogenase (LDH). A interação entre a C. albicans e macrófagos será realizada em placas de cultura celular, a fagocitose e morte celular da C. albicans será feita por plaquamento e contagem de UFCs, sendo também quantificada a liberação de óxido nítrico e interleucinas pelos macrófagos. Análises complementares da estrutura tecidual e do biofilme serão realizadas por microscopia confocal a laser, no sentido de se verificar a invasão fúngica e biovolume, estrutura e rugosidade do biofilme. Ao final os dados serão analisados conforme sua distribuição e os testes estatísticos adequados serão aplicados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BERTOLINI, M. M.; XU, H.; SOBUE, T.; NOBILE, C. J.; DEL BEL CURY, A. A.; DONGARI-BAGTZOGLOU, A.. Candida-streptococcal mucosal biofilms display distinct structural and virulence characteristics depending on growth conditions and hyphal morphotypes. Molecular Oral Microbiology, v. 30, n. 4, p. 307-322, . (12/21011-8, 13/00274-3)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: