Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo dos cromossomos e de filogenia molecular de peixes do gênero Ancistrus (Siluriformes, Loricariidae)

Resumo

Dentre os Siluriformes, a família Loricariidae é amplamente distribuída com aproximadamente 860 espécies, sendo que, a tribo Ancistrini é a maior em número de espécies, possuindo 217 espécies válidas, distribuídas em 29 gêneros. O gênero Ancistrus, é um dos mais diversificados da tribo, possuindo atualmente 74 espécies nominais, porém ainda com taxonomia bastante duvidosa e muitas espécies não identificadas. Estudos sistemáticos e filogenéticos baseados em caracteres osteológicos e moleculares indicam que o gênero constitui uma unidade monofilética entre suas espécies, porém devido ao grande número de descrições e redescrições, as relações entre as espécies ainda são incertas. Os poucos dados cromossômicos existentes na literatura para espécies do gênero Ancistrus mostram alta variação do número diplóide que vai de 2n=34 a 2n=54 e casos interessantes de sistemas de cromossomos sexuais dos tipos simples e múltiplos, além da descrição de um sistema do tipo XX/XO. A ausência de análises cromossômicas e moleculares em representantes deste gênero nas diferentes bacias e a necessidade de fornecer novas ferramentas para o auxilio a taxonomia e conhecimento da biodiversidade de Loricariidae justificam a realização deste trabalho, que tem como objetivo além de um amplo estudo da filogenia, também identificar marcadores citogenéticos moleculares presentes no genoma de espécies de Ancistrus a fim de fornecer dados que possam contribuir com o esclarecimento da taxonomia confusa do grupo, contribuir com o entendimento da evolução cariotípica e história evolutiva do grupo bem como fornecer mais informações sobre características e evolução dos cromossomos sexuais em peixes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE BORBA, RAFAEL SPLENDORE; MARIOTTO, SANDRA; CENTOFANTE, LIANO; ZAWADZKI, CLAUDIO HENRIQUE; PARISE-MALTEMPI, PATRICIA PASQUALI. Molecular discrimination of Ancistrus lineages (Siluriformes: Loricariidae) using barcode DNA tool. MITOCHONDRIAL DNA PART A, v. 30, n. 4, . (13/17211-4, 13/17826-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.