Busca avançada
Ano de início
Entree

Envolvimento do sulfeto de hidrogênio na hipotermia do choque endotoxêmico

Resumo

O sulfeto de hidrogênio (H2S) tem sido apontado recentemente como um importante modulador gasoso endógeno na inflamação sistêmica. Em modelos animais de inflamação sistêmica, os níveis basais de H2S se alteram na área pré-óptica do hipotálamo (POA) em resposta à administração de endotoxina (lipopolissacarídeo bacteriano, LPS). Além disso, nosso grupo demonstrou que o H2S na POA modula a resposta febril induzida por LPS. Parece provável, portanto, o envolvimento do H2S na POA, e mais especificamente no núcleo medial da POA (MPO), como modulador também da hipotermia, resposta esta que surge no lugar da febre em formas severas de inflamação sistêmica, i.e., quando uma dose muito alta de LPS é administrada, levando ao choque endotoxêmico. A hipótese a ser testada no presente estudo é, pois, que o H2S endógeno pré-óptico regula a resposta de hipotermia do choque endotoxêmico modulando no MPO a síntese do prostanóide criogênico, a prostaglandina (PG) D2. Os nossos objetivos específicos são, portanto, investigar (i) se o H2S endógeno na região da POA modula a resposta de hipotermia; (ii) se os receptores DP para a PGD2 na região da POA participam desta resposta; (iii) se durante a hipotermia os níveis basais de H2S e PGD2 no MPO se alteram; e (iv) se na hipotermia o H2S endógeno pré-óptico modula a síntese de PGD2 no MPO. Realizando este estudo construiremos um cenário de suma importância para a área do conhecimento em que se insere o projeto, revelando se a biodisponibilidade de uma molécula gasosa endógena (o H2S) na POA é capaz de regular a resposta de hipotermia do choque endotoxêmico ao modular a síntese de PGD2 no MPO; além disto, revelaremos também se o efeito criogênico da PGD2 endógena depende de sua interação com seus receptores DP pré-ópticos nesse modelo animal não-infeccioso de inflamação sistêmica severa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DONATTI, ALBERTO F.; ARAUJO, REBECA M.; SORIANO, RENATO N.; AZEVEDO, LEOPOLDO U.; LEITE-PANISSI, CHRISTIE A.; BRANCO, LUIZ G. S. Role of hydrogen sulfide in the formalin-induced orofacial pain in rats. European Journal of Pharmacology, v. 738, p. 49-56, SEP 5 2014. Citações Web of Science: 13.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.