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O currículo do ensino fundamental: uma investigação sobre conhecimento e formação

Resumo

O presente projeto parte das premissas do realismo social (YOUNG, 2007, 2011; WHEELAHAN, 2010, 2011; MOORE, 2012) e tem como problema de pesquisa: qual é o conhecimento considerado relevante para ser disponibilizado no Ensino Fundamental nas escolas brasileiras? Assumindo a centralidade do conhecimento especializado disponibilizado na escola, o que se propõe é uma análise do currículo desse ponto de vista, ou seja, dos conhecimentos específicos que vêm sendo apresentados como saberes relevantes para a formação dos alunos. Os procedimentos de pesquisa utilizados serão a análise documental, que incidirá sobre orientações oficiais de currículo, e entrevistas semi-estruturadas, a serem conduzidas junto a um grupo de docentes de uma universidade pública e professores do ensino fundamental. Assume-se como resultado esperado o delineamento de um panorama dos diferentes aspectos identificados nos documentos oficiais e pelos sujeitos da pesquisa com relação à composição de um currículo comum para o Ensino Fundamental e a proposição de uma proposta de currículo para este nível, que enfatize os conhecimentos das disciplinas Matemática, Ciências Naturais, Geografia, Língua Portuguesa e Artes. Além da proposição de saberes que representem o conhecimento poderoso a ser disponibilizado às novas gerações, a análise dos dados deverá trazer elementos para enriquecer os debates sobre o currículo dos cursos de Licenciatura e de formação continuada de professores, sobre as dimensões avaliativas do currículo (externas e internas à escola) e sobre a concepção e implementação de políticas educacionais relativas ao Ensino Fundamental. (AU)

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