Busca avançada
Ano de início
Entree

II SELEM - seminário de leituras e escritas em Educação Matemática

Processo: 13/03549-3
Modalidade de apoio:Auxílio Organização - Reunião Científica
Vigência: 24 de maio de 2013 - 25 de maio de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Celi Aparecida Espasandin Lopes
Beneficiário:Celi Aparecida Espasandin Lopes
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Formação de professores  Métodos de ensino  Educação escolar básica  Leitura  Escrita  Congressos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Básica | formação de professores | leitura e escrita | Metodologia de ensino | Pesquisa | Matemática

Resumo

No II SELEM foram abordadas as temáticas:- discussões coletivas na aula de matemática: complexidades e desafios para o professor - palestra proferida pela Profa.Dra. Ana Maria Boavida)- leituras e escritas na formação do educador matemático (Profa.Dra. Adair Nacarato; Profa. Dra.Beatriz D'Ambrosio e Prof.Dr.Elizeu Clementino)- leitura de problemas e construção de sentidos: perspectivas para o ensino de matemática (Profa.Dra.Sueli Marquesi)- resolução de problemas na ed. infantil: oralidade, leitura e escrita (Profa.Dra. Regina Grando)- leitura e escrita no LD de matemática dos anos iniciais do E. Fundamental (Profa.Dra. Claudianny Noronha)- matemática vivida por futuros professores dos anos iniciais revelada em narrativas (Profa.Dra.Cármen Passos)- ensino de Estocástica na Infância (Profa. Dra.Débora Oliveira e Prof.Dr.Antonio Souza)- gêneros orais e escritos: articulação de conceitos e linguagens matemáticas (Profa.Ms. Cidinéia Luvison)- pensamento algébrico - teoria e prática (Prof. Ms. Paulo Penha) - Obs. aborda o estudo algébrico por meio da leitura e da escrita nas aulas de matemática- desenvolvimento da competência leitora e escritora em um ambiente de modelagem matemática (Profa.Ms. Luzinete Mendonça e Prof.Ms. José F. da Silva)- era uma vez... Matemática outra vez! (Profa.Ms. Conceição Martins)- uso dos tablets nas aulas de matemática (Prof.Esp. Eduardo Dias) - comunicação em aulas de matemática (Profa.Ms. Joyce Furlan; Profa.Ms. Juliana Bagne; Profa. Ms.Martha Kleine)- fazendo registros em aulas de Matemática na Ed. Infantil: o início do desenvolvimento da escrita Matemática (Prof.Dr.Antonio Souza)- leituras e práticas sociais (Prof.Dr.Luiz Britto)- invenção e a aula de matemática (Profa.Dra. Sônia Clareto)- formação inicial e as práticas docentes de matemática (Profa.Dra.Maria A.Megid)- potencialidades da Escrita e das Leituras no ensino e na aprendizagem da Matemática(Profa.Dra.Adair Nacarato e Profa.Dra.Celi Lopes). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)