Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação de componentes celulares que interagem com vírus sincicial respiratório

Processo: 13/50299-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2013 - 30 de setembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
Convênio/Acordo: ANR - Blanc
Pesquisador responsável:Armando Morais Ventura
Beneficiário:Armando Morais Ventura
Pesq. responsável no exterior: Jean-François Éléouët
Instituição no exterior: Institut National de la Recherche Agronomique (INRA), França
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/26516-6 - Apoio ao projeto de busca e caracterização de parceiros celulares das proteínas M, N e P de HRSV, BP.TT
Assunto(s):Virologia  Vírus sinciciais respiratórios  Corpos de inclusão  Genomas  Vacinas  Antivirais 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Microbiologia

Resumo

O vírus sincicial respiratório (RSV) é a principal causa mundial de doença respiratória aguda grave em bebês e bezerros. Após cinquenta anos de pesquisa, não há ainda vacina disponível para seres humanos. Em tal contexto, o desenvolvimento de drogas antivirais de amplo espectro é uma alternativa atraente e econômica à vacinação. O RSV é um vírus envelopado e seu genoma de RNA de senso negativo é encapsidado pela proteína N, formando um complexo ribonucleoproteico. A infecção por RSV induz a formação de corpos de inclusão (IBs) esféricos, encontrados no citoplasma das células infectadas e sua arquitetura, ultraestrutura, composição exata, organização e funcionamento permanecem desconhecidos. A equipe brasileira já identificou alguns parceiros celulares para várias proteínas do RSV, incluindo N, P e M. A equipe francesa identificou um parceiro celular para M2-1 e desenvolveu ferramentas poderosas para a dissecção das interações proteicas RSV-célula. Esta proposta baseia-se na cooperação entre vários grupos e nosso objetivo comum é caracterizar as interações vírus-célula ao nível molecular, para investigar a estrutura e composição dos IBs onde a transcrição e replicação do genoma viral ocorrem, usando novas tecnologias, visando definir alvos moleculares para o desenvolvimento de drogas antivirais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SCUDERO, ORLANDO BONITO; SANTIAGO, VERONICA FEIJOLI; PALMISANO, GIUSEPPE; SIMABUCO, FERNANDO MOREIRA; VENTURA, ARMANDO MORAIS. The respiratory syncytial virus M2-2 protein is targeted for proteasome degradation and inhibits translation and stress granules assembly. PLoS One, v. 18, n. 7, p. 26-pg., . (19/19435-3, 13/50299-2)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: