Busca avançada
Ano de início
Entree

Combinação de algoritmos adaptativos e filtragem adaptativa distribuída aplicadas à acústica

Processo: 13/18041-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 09 de dezembro de 2013 - 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Telecomunicações
Pesquisador responsável:Magno Teófilo Madeira da Silva
Beneficiário:Magno Teófilo Madeira da Silva
Pesquisador visitante: Luis Antonio Azpicueta Ruiz
Inst. do pesquisador visitante: Universidad Carlos III de Madrid (UC3M), Espanha
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Processamento de sinais  Acústica 

Resumo

As atividades previstas com a visita do Prof. Luis A. Azpicueta Ruiz são as seguintes:1) Está prevista a realização do seminário "Aplicação de algoritmos combinados de filtragem adaptativa à acústica de salas". Esse seminário tem três objetivos: (i) apresentar o Prof. Azpicueta aos demais colegas da EPUSP; (ii) divulgar suas pesquisas recentes; e (iii) divulgar um minicurso que ele ministrará na EPUSP no meio de sua estada em São Paulo (veja item 2 a seguir). 2) O Prof. Azpicueta pretende ministrar um minicurso com duração de dois ou três dias no meio de sua estada em São Paulo. O minicurso será sobre acústica e é intitulado “Minicurso de acústica básica, fundamentos de acústica de recintos e instrumentação acústica”. 3) A colaboração com o grupo de pesquisa da UC3M poderá ser intensificada com a visita dos Prof. Azpicueta à EPUSP. Nesse sentido, alguns assuntos previamente discutidos e que poderiam ter avanços durante sua vinda são: (i) Definir cenários de simulação para comparar os diferentes esquemas de combinação de algoritmos adaptativos, como a combinação convexa, afim e linear, levando-se em conta também esquemas parciais e hierárquicos. Pretende-se enviar um artigo à Signal Processing Magazine, que é o periódico de maior alcance e impacto na área de processamento de sinais. (ii) Apesar de várias propostas para redução do custo computacional da combinação terem surgido na literatura, um estudo mais aprofundado dessas estratégias precisa ser realizado com o objetivo de quantificar a piora de desempenho da combinação face à redução do custo. Pretende-se estudar e comparar essas diferentes estratégias tanto de forma teórica quanto de forma experimental. (iii) No contexto de redes adaptativas, pretende-se estudar e projetar um novo tipo de mecanismo de difusão e regras de adaptação, considerando cenários mais realistas que os propostos na literatura, levando-se em conta sistemas que combinam diferentes topologias e/ou onde a topologia varia de forma adaptativa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERNANDEZ-BES, JESUS; AZPICUETA-RUIZ, LUIS A.; ARENAS-GARCIA, JERONIMO; SILVA, MAGNO T. M. Distributed estimation in diffusion networks using affine least-squares combiners. DIGITAL SIGNAL PROCESSING, v. 36, p. 1-14, JAN 2015. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.