Busca avançada
Ano de início
Entree

Capacidade de inovar, desempenho financeiro e criação de valor: uma análise comparativa entre a indústria nacional e a sucroenergética

Resumo

O interesse dessa pesquisa é analisar a estrutura da capacidade de inovar e os reflexos no desempenho financeiro e na criação de valor das empresas que integram os setores de transformação do país e de forma segregada a indústria sucroenergética. O escopo do trabalho atende duas expectativas: i) prover uma análise longitudinal dos esforços em inovação pela indústria nacional, de forma a estender os resultados de trabalhos recentes (SANTOS, 2009) e (LAZAROTTI, 2012); e ii) entender o processo de inovação da indústria sucroenergética que neste século ganhou escala em importância econômica, energética e social, sendo de grande relevância para o Centro-Sul do Brasil. Os materiais que subsidiarão a pesquisa serão tomados junto às bases da PINTEC/IBGE, PIA/IBGE e o Sistema Economática®, para os anos 2000, 2003, 2005, 2008 e 2011 que correspondem as edições disponíveis da PINTEC. A abordagem metodológica será quantitativa a partir do uso de duas técnicas multivariadas que se complementam como instrumentos de análise: análise de regressão com dados em painel e a modelagem por equações estruturais. A perspectiva reside na relação positiva entre inovação e desempenho financeiro e criação de valor, porém com fatores distintos da indústria sucroenergética para o restante das empresas industriais; é provável, que para indústria em análise as variáveis relativas ao Capital Humano e P&D sejam menos relevantes que para média nacional e que os investimentos em Máquinas e Equipamentos sejam os preponderantes no desempenho. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOPES SANTOS, DAVID FERREIRA; CRUZ BASSO, LEONARDO FERNANDO; KIMURA, HERBERT. The trajectory of the ability to innovate and the financial performance of the Brazilian industry. TECHNOLOGICAL FORECASTING AND SOCIAL CHANGE, v. 127, p. 258-270, . (13/12483-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.