Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência de resíduos superficiais na adsorção de poluentes ambientais em óxido de grafeno

Processo: 13/13640-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2013 - 31 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Vitor Rafael Coluci
Beneficiário:Vitor Rafael Coluci
Instituição Sede: Faculdade de Tecnologia (FT). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Limeira , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Diego Stéfani Teodoro Martinez ; Gisela de Aragão Umbuzeiro ; Munir Salomao Skaf
Assunto(s):Materiais nanoestruturados  Poluentes ambientais  Grafenos  Simulação por computador 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Nanomateriais | Óxido de Grafeno | Poluentes ambientais | Simulação Computacional | 1-nitro pireno | Simulação computacional, nanomateriais

Resumo

Nanomateriais tem sido utilizados na remediação de poluentes orgânicos presentes na água por apresentarem grande área superficial e boa solubilidade - características que permitem a adsorção física ou química dos poluentes. O óxido de grafeno (GO) é um importante nanomaterial que tem sido utilizado em diversas aplicações devido a sua composição química versátil. Resultados experimentais de testes biológicos com um importante poluente ambiental - 1-nitropireno (1-NP) - em água indicaram que o GO apresenta uma capacidade menor de reduzir a mutagenicidade do 1-NP quando comparada a nanotubos de carbono. A redução da mutagenicidade é resultado da diminuição da biodisponibilidade do 1-NP por meio de sua adsorção superficial no nanomaterial. Neste projeto pretendemos investigar a interação de moléculas de 1-NP com a superfície de GO por meio de simulações de dinâmica molecular clássica. Investigaremos principalmente o efeito de resíduos (debris) no processo de adsorção do 1-NP pelo GO. Esses resíduos são pedaços de grafeno altamente oxidados que são gerados no processo de purificação do GO e geralmente se apresentam fisisorvidos nas superfícies do GO. Com esse estudo, pretendemos entender melhor a interação 1-NP/GO para propor meios de maximizar a capacidade de adsorção do GO e torná-lo um possível remediador de poluentes ambientais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COLUCI, VITOR R.; MARTINEZ, DIEGO STEFANI T.; HONORIO, JAQUELINE G.; DE FARIA, ANDREIA F.; MORALES, DANIEL A.; SKAF, MUNIR S.; ALVES, OSWALDO L.; UMBUZEIRO, GISELA A.. Noncovalent Interaction with Graphene Oxide: The Crucial Role of Oxidative Debris. Journal of Physical Chemistry C, v. 118, n. 4, p. 2187-2193, . (13/13640-8, 10/50646-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.