Auxílio à pesquisa 12/25116-9 - Educação em enfermagem, Simulação (aprendizagem) - BV FAPESP
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Simulação de alta fidelidade: validação e aplicação de instrumentos de ensino-aprendizagem para o Brasil

Resumo

Os objetivos desse estudo são: traduzir e validar para o Brasil a versão dos instrumentos Self-Confidence Scale, Educational Practices Questionnaire - Student Version, Simulation Design Scale - Student Version, Student Satisfaction and Self-Confidence in Learning e a Debriefing Experience Scale e mensurar a autoconfiança e a satisfação dos alunos, a prática educacional, o design da simulação e a técnica do debriefing entre alunos de enfermagem no atendimento a pacientes em situação crítica, submetidos ao ensino simulado de alta fidelidade utilizando os instrumentos validados. Seguidos os preceitos éticos esse estudo está dividido em 2 fases. I Fase - Estudo transversal, de tradução e validação dos instrumentos. II Fase - Estudo quase experimental. O estudo será desenvolvido na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP). Serão convidados a participar da pesquisa estudantes de graduação em enfermagem (Bacharelado e Bacharelado e Licenciatura) matriculados, que já tenham cursado a disciplina de clínica médica. A coleta de dados será durante o período de atividades acadêmicas. Na I Fase os alunos serão convidados a responder um questionário de caracterização sócio-demográfica e aos instrumentos. Na II Fase os alunos participarão de workshop com aula de conteúdo formal, videoconferência internacional e treino em simulador de alta fidelidade. Posteriormente responderão os instrumentos previamente validados. Os testes e análises estatísticas serão realizados no programa SAS. Para mensurar a fidelidade dos instrumentos serão realizados testes de cálculo de consistência interna, através do coeficiente de alpha (±) Cronbach, correlação inter-items, correlação de cada item com o total e sua influência no valor de alpha. Para análise dos instrumentos serão seguidos os critérios estabelecidos pelos autores. (AU)

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