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Almirante, a mais alta patente do rádio, e a construção da história da Música Popular Brasileira (1938-1958)

Processo: 13/08336-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Livros no Brasil
Vigência: 01 de setembro de 2013 - 31 de agosto de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:José Geraldo Vinci de Moraes
Beneficiário:José Geraldo Vinci de Moraes
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):História da cultura  Historiografia  Rádio (meio de comunicação)  Memória coletiva  Música popular  Música popular brasileira  Livros  Publicações de divulgação científica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:História Da Cultura | historiografia | memória | música popular | rádio | História da Cultura

Resumo

Esta investigação tem como objetivo central discutir peculiaridades da historiografia da música popular brasileira na primeira metade do século XX, por meio da trajetória de um de seus precursores: Almirante (Henrique Foreis Domingues, Rio de Janeiro, 1908-1980). Além de ter se tornado conhecido como a mais alta patente do rádio já no final da década de 1930, em razão de sua importância para a profissionalização e diversificação da programação radiofônica, Almirante teve papel fundamental nos estudos sobre a história da música popular brasileira, integrando o que podemos chamar de sua "primeira geração de historiadores".Seus programas eram caracterizados pela organização e preocupação em conferir valor científico aos temas abordados - que abrangiam do folclore à música urbana difundida pelos meios de comunicação em massa -, e baseados em pesquisas que contribuíram para a formação de um vasto arquivo sobre música popular, o qual deu origem e sentido ao Museu da Imagem e do Som (MIS-RJ), em 1965. Almirante, junto com outros nomes de sua geração, foi responsável pela seleção, organização, compilação, e arquivamento de registros, estabelecendo hierarquias, determinando recortes, problemas e, assim, um discurso fundador em torno da história da música popular brasileira. Esta "historiografia" é singular, sobretudo porque foi desenvolvida e difundida nos meios de comunicação em massa. É também de certa maneira inovadora na tentativa de compreender a importância da música popular para a formação das identidades culturais urbanas, criando paradigmas e precedendo as investidas acadêmicas, por já recorrer a novas temáticas, objetos e fontes antes que os historiadores se ocupassem disso. Este trabalho propõe, assim, abordar a obra de Almirante do ponto de vista de sua contribuição à historiografia da música popular, através de sua atuação no rádio, de 1938 a 1958. (AU)

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