Auxílio à pesquisa 12/50595-8 - Hipercolesterolemia, Metabólitos - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicação de métodos eletroforéticos e cromatográficos para determinação simultânea de fármacos utilizados no tratamento da hipercolesterolemia

Processo: 12/50595-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Análise e Controle de Medicamentos
Acordo de Cooperação: CNPq - Programa Primeiros Projetos
Pesquisador responsável:María Segunda Aurora Prado
Beneficiário:María Segunda Aurora Prado
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Hipercolesterolemia  Metabólitos  Cromatografia líquida de alta eficiência  Eletroforese capilar  Espectrometria de massas  Plasma (líquidos corporais) 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Eletroforese Capilar | Espectometria De Massas | Hipercolesterolemia | Plasma

Resumo

A hipercolesterolemia é a principal causa de aterosclerose e patologias associadas, tais como doença cardíaca coronariana, doença cerebrovascular isquêmica e doença vascular. As estatinas são utilizadas como fármacos de primeira linha no tratamento de pacientes hipercolesterolêmicos, mas em pacientes com necessidade de doses maiores de estatinas, aumenta o risco de eventos adversos, como a miopatia, o que pode comprometer a adesão do paciente ao tratamento farmacológico. A ezetimiba é um inibidor seletivo da absorção intestinal de colesterol e fitosteróis. É utilizada como alternativa terapêutica, no tratamento da dislipidemia, de forma isolada ou em associação com uma estatina. O monitoramento terapêutico é essencial para garantir a eficácia e segurança do tratamento. O presente projeto objetiva desenvolver, otimizar e validar metodologia por eletroforese capilar (CE) e compará-la com a cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC) e que possa ser aplicado na quantificação simultânea de sinvastatina e ezetimiba e/ou ezetimiba em formulações farmacêuticas e em amostras biológicas sendo que até o presente, não existe nenhum método por CE para a determinação simultânea de ezetimiba e sinvastatina (em associação) em amostras biológicas e desta forma estabelecer novas alternativas com vantagens para o controle de qualidade dos medicamentos e que possam ser utilizadas para avaliação em estudos clínicos e farmacocinéticos. Serão obtidas 50 amostras de apresentações farmacêuticas (comprimidos) e 50 amostras de plasma de pacientes dislipidêmicos tratados com estatinas em associação ou não com ezetimiba. Os hipolipemiantes serão identificados, separados e quantificados por métodos de HPLC e CE. O método de LC/MS será utilizado para identificar metabólitos presentes no plasma. Para validação dos métodos analíticos serão determinados os parâmetros preconizados nos guias Internacional Conference on Harmonization e na Farmacopeia Americana: especificidade, exatidão, precisão (repetibilidade e precisão intermediária), linearidade, intervalo, limite de detecção (LOD), limite de quantificação (LOQ) e robustez. Os dados obtidos serão comparados por testes estatísticos para analise de variáveis quantitativas, tais como teste t, teste F e ANOVA. Espera-se identificar o método de quantificação de hipolipemiante com melhor desempenho analítico e mais amplo uso em diferentes amostras, e que possua menor custo operacional e impacto ambiental. Os resultados obtidos contribuirão para o aperfeiçoamento do controle de qualidade analítico na indústria farmacêutica, e auxiliarão nos estudos de biodisponibilidade e monitoramento terapêutico, úteis na avaliação da eficácia e segurança terapêutica dos produtos farmacêuticos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUZA, ALINE; MARIA KEDOR-HACKMANN, ERIKA ROSA; ROCHA MIRITELLO SANTORO, MARIA INES; AURORA-PRADO, MARIA SEGUNDA. Development of analytical method by free solution capillary electrophoresis for furosemide under stress degradation. SEPARATION SCIENCE PLUS, v. 2, n. 7, p. 253-261, . (12/50595-8)
DE SOUZA, ANTONIO MARCOS CALLEJO; FAJARDO, FRANK ALONSO GAVILANO; RASHID, ANAS; TAVARES, MARINA FRANCO MAGGI; PRADO, MARIA SEGUNDA AURORA. Capillary Electrophoresis Method for Simultaneous Quantification of Hypocholesterolemic Drugs in Binary Mixture Formulation: Fast, Green, and Cost-Effective Alternative to HPLC. Chromatographia, v. 86, n. 4, p. 15-pg., . (12/50595-8)
CINTIA MARIA ALVES MOTHÉ; ALINE DE SOUZA; ANIL KUMAR SINGH; NÁDIA ARACI BOU-CHACRA; MARÍA SEGUNDA AURORA-PRADO. Application of capillary zone electrophoresis to determine second-generation H1 antihistaminic drugs, loratadine and rupatadine. Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences, v. 58, . (12/50595-8)
FAJARDO, FRANK ALONSO GAVILANO; TAVARES, MARINA FRANCO MAGGI; RASHID, ANAS; PRADO, MARIA SEGUNDA AURORA. Novel Eco-Friendly Stability Indicating Capillary Zone Electrophoresis Method for Determination of Aripiprazole in Tablet Dosage form: DoE Directed Optimization, Development and Method Validation. Journal of Pharmaceutical Sciences, v. 111, n. 12, p. 12-pg., . (12/50595-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: