Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso de dados hiperespectrais coletados pelo sensor Aviris na caracterização da reflectância de solos tropicais

Processo: 05/01737-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2006 - 31 de julho de 2007
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geofísica
Pesquisador responsável:Lenio Soares Galvão
Beneficiário:Lenio Soares Galvão
Instituição Sede: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Sensoriamento remoto  Sensores ópticos  Mapeamento do solo  Tipologia do solo  Espectros  Campo Verde (MT) 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aviris | Reflectancia | Solos | Sensoriamento Remoto

Resumo

Dados coletados em 224 bandas (400-2500 nm) pelo sensor hiperespectral AVIRIS (Airborne Visible Infrared Imaging Spectrometer) do Jet Propulsion Laboratory (JPL/NASA), com resolução espacial de 20 metros, serão utilizados para caracterizar a resposta espectral dos diferentes tipos de solos em uma área de estudo localizada no município de Campo Verde (MT). Um modelo de mistura espectral será utilizado para diferenciar os principais componentes de cena. Para a seleção dos membros de referência que comporão este modelo, um procedimento semi-automático com base no uso seqüencial das técnicas Minimum Noise Fraction (MNF) e Pixel Purity Index (PPI) será utilizado. Usando a imagem fração-solo, uma máscara será criada para o subseqüente uso de técnicas de detecção mineral Spectral Angle Mapper (SAM) e Spectral Feature Fitting (SFF), visando a identificação na cena de óxidos de ferro (p. ex., goetita e hematita) e de minerais de argila (p. ex., caulinita e montimorilonita). Correlações entre dados de reflectância de laboratório e constituintes de amostras de solos (p. ex., matéria orgânica, ferro total, Al2O3, SiO2) serão obtidas, em função do comprimento de onda. Finalmente, a resposta espectral de alguns sensores multiespectrais será simulada a partir dos dados AVIRIS para verificar a influência da resolução espectral na discriminação dos solos. A Missão AVIRIS no Brasil continua sendo um dos mais preciosos conjuntos de dados hiperespectrais existentes no mundo, que requer constante avaliação para demonstrar o potencial do uso desta tecnologia para diferentes aplicações como o estudo do mapeamento e discriminação de solos tropicais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BREUNIG, FABIO MARCELO; GALVAO, LENIO SOARES; FORMAGGIO, ANTONIO ROBERTO; COUTO, EDUARDO GUIMARAES. Uso combinado de dados de reflectância, emissividade e elevação do Aster/Terra para estudo de solos tropicais. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 33, n. 6, p. 1785-1794, . (05/01737-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.