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Supply chain management e franchising de alimentos: uma análise empírica

Processo: 05/02723-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2006 - 31 de agosto de 2008
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Gerência de Produção
Pesquisador responsável:Vivian Lara dos Santos Silva Rossignolo
Beneficiário:Vivian Lara dos Santos Silva Rossignolo
Instituição Sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Assunto(s):Alimentos  Cadeia de suprimentos  Franquia  Marcas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arranjos Contratuais | Franchising | Franquias De Alimentos | Padronizacao Percebida | Valor De Marca | Gerência de Produção

Resumo

O franchising representa uma tendência mundial entre os modos de distribuição e comercialização de produtos e serviços, destacando-se como uma interessante oportunidade para testes de hipóteses sobre a ótica da Teoria das Organizações e de Supply Chain Management. A adequada gestão das cadeias de suprimentos revela-se uma questão de real importância às redes de franquias orientadas ao business format franchising. Sob este arranjo contratual, a relação franqueador-franqueado inclui não apenas o suprimento dos produtos a serem comercializados e o compartilhamento de uma marca, mas também o formato do negócio propriamente dito. As redes orientadas pelo business format franchising buscam o estabelecimento de uma relação de confiabilidade entre a marca e o consumidor final por meio da comercialização de produtos e serviços sob determinados níveis de padronização, dado o compartilhamento de estratégias e de planos de marketing bem como de manuais e padrões de operação e de controle de qualidade. Estes critérios devem ser atendidos independentemente da localização geográfica de determinada unidade, exigindo por parte das redes esforços coordenativos ao longo de toda a cadeia de suprimentos - interpretadas como as funções dentro (intra-organizacionais, internalizadas pela firma) e fora da empresa (inter-organizacionais, como as desempenhadas por fornecedores, clientes e distribuidores) que garantam que a cadeia de valor possa fazer e providenciar produtos e serviços aos consumidores finais (Cox et al., 1995); (Lambert & Cooper, 2000)... (AU)

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