Busca avançada
Ano de início
Entree

Distribuição longitudinal da comunidade de peixes do ribeirão Guamium (Bacia do Piracicaba, SP) e avaliação da sua integridade biológica

Resumo

O presente projeto pretende avaliar a distribuição longitudinal da ictiofauna e a integridade biológica de um rio de pequeno porte da Bacia do Piracicaba, sujeito a diferentes impactos antrópicos ao longo do seu eixo, com a finalidade de fornecer subsídios para utilização da ictiofauna como ferramenta de biomonitoramento de riachos. Será avaliada a estrutura da comunidade em diferentes trechos do rio, nas épocas seca e chuvosa, utilizando-se pesca elétrica e registrando-se a biomassa, abundância, diversidade, dominância e riqueza das espécies. Para o estudo da integridade biológica, serão aplicados diferentes índices que incluem: fator de condição, Índice Hepatossomático, Índice de Bem-Estar (IWB) e Índice de Integridade Biótica (IIB). Neste último caso, os dados obtidos serão comparados com um trecho referencial baseado em dados da literatura, ou a partir de coletas de rio não impactado localizado na mesma ecorregião, e confrontados com os resultados das análises físicas e químicas da água obtidas para os diferentes trechos. A partir da análise conjunta dos resultados, pretende-se gerar informações que auxiliem na escolha dos melhores parâmetros para o gerenciamento adequado de riachos em condições semelhantes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ESTEVES, KATHARINA EICHBAUM; ALEXANDRE, CLEBER VALIM. Development of an Index of Biotic Integrity Based on Fish Communities to Assess the Effects of Rural and Urban Land Use on a Stream in Southeastern Brazil. INTERNATIONAL REVIEW OF HYDROBIOLOGY, v. 96, n. 3, p. 296-317, JUN 2011. Citações Web of Science: 5.
ALEXANDRE, CLEBER VALIM; ESTEVES, KATHARINA EICHBAUM; MARCONDES DE MOURA E MELLO, MONICA ACCAUI. Analysis of fish communities along a rural-urban gradient in a neotropical stream (Piracicaba River Basin, So Paulo, Brazil). Hydrobiologia, v. 641, n. 1, p. 97-114, MAR 2010. Citações Web of Science: 26.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.