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Astrodinâmica aplicada à manobra de veículos espaciais

Resumo

O objetivo deste trabalho é prosseguir o estudo dos modelos e métodos mais usados para o cálculo de trajetórias espaciais ótimas, do ponto de vista de menos consumo de combustível para uma transferência de um veículo espacial entre duas órbitas dadas. Serão estudadas várias opções para a modelagem da dinâmica, da ação dos atuadores e dos métodos de otimização. Métodos clássicos (transferência de Hohmann, bi-elíptica, etc.) e modernos (envolvendo captura gravitacional e manobras assistidas por gravidade) serão pesquisados. Trata-se de uma continuação dos trabalhos de pesquisa que o proponente desenvolveu durante o seu trabalho de mestrado no INPE (Brasil, 1987-1989); especialização na internacional Space University (França, 1989); doutorado na Universidade do Texas (EUA, 1990-1993), como bolsista PQ do CNPq (agosto de 1995 até o presente) e dentro de um projeto Jovem Pesquisador da FAPESP entre junho de 1996 e junho de 2000 (processo 95/09290-1) que acabou de ser encerrado. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANTÔNIO F. B. ALMEIDA PRADO. Orbital maneuvers between the Lagrangian points and the primaries in the Earth-Sun system. Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering, v. 28, n. 2, p. 131-139, Jun. 2006.

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