Busca avançada
Ano de início
Entree

Terapia com flavonóides antioxidantes na prevenção e tratamento da disfunção vascular em ratos obesos

Processo: 12/22331-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2013 - 30 de setembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Autonômica
Pesquisador responsável:Fernanda Bruschi Marinho Priviero
Beneficiário:Fernanda Bruschi Marinho Priviero
Instituição Sede: Universidade São Francisco (USF). Campus Bragança Paulista. Bragança Paulista , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Patrícia de Oliveira Carvalho
Assunto(s):Fármacos cardiovasculares  Antioxidantes  Vasodilatadores  Flavonoides  Óxido nítrico  Obesidade  Treinamento físico 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:disfunçao endotelial | obesidade | Reatividade vascular | Terapia antioxidante | treinamento físico | Farmacologia Vascular

Resumo

A obesidade é um problema mundial de saúde pública e seu tratamento inclui dieta pobre em gorduras saturadas e atividade física. A obesidade causa diversas disfunções orgânicas, entre elas, a disfunção vascular devido à reduzida disponibilidade de substâncias vasodilatadoras como o óxido nítrico (NO). Há evidências de que a redução de substâncias vasodilatadoras como o NO esteja associada ao aumento das espécies reativas de oxigênio (EROs), que gera um estresse oxidativo. Por outro lado, na obesidade ocorre aumento da expressão/atividade das proteínas/enzimas da via da Rho-kinase, favorecendo o estado contrátil do músculo liso, e reduzindo o relaxamento induzido pelo NO. Adicionalmente, o uso de flavonóides antioxidantes tem sido vastamente proposto como terapia para os distúrbios cardiovasculares. No entanto, a principal limitação na biodisponibilidade dos flavonóides glicosilados é relativa à sua capacidade de absorção no lúmen intestinal. Desta forma, uma maneira de aumentar a biodisponibilidade de antioxidantes glicosídicos é promover sua hidrólise através da atuação de enzimas capazes de liberar as frações glicosídicas e formar compostos mais ativos. Assim, o objetivo geral deste estudo é avaliar o efeito do tratamento com a hesperidina, um flavonóide antioxidante com atividade sobre o metabolismo de lipídeos, antes e após a sua hidrólise enzimática, em associação com o exercício físico, sobre a função vascular de ratos obesos. Especificamente, avaliaremos se estes tratamentos melhoram a reatividade vascular, regulando o estado oxidativo no tecido vascular e modulando a sensibilização ao cálcio (via da Rho-kinase). Para isso, a obesidade será induzida por dieta hiperlipídica e frutose em ratos wistar machos com 4 semanas de vida, durante 12 semanas. O treinamento físico e/ou tratamento com antioxidantes será iniciado a partir da 5ª. semana de dieta, por mais 8 semanas. Será avaliada a tolerância ao esforço, pressão arterial, o sangue será coletado para avaliação do perfil lipídico e as artérias aorta e mesentérica serão removidas para avaliação funcional, estrutural/histológica e quantificação protéica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GONCALVES, TIAGO TOMAZINI; LAZARO, CAROLINA M.; DE MATEO, FERNANDA G.; CAMPOS, MARCELA C. B.; MEZENCIO, JACKELINE G. B.; CLAUDINO, MARIO A.; CARVALHO, PATRICIA DE O.; WEBB, R. CLINTON; PRIVIERO, FERNANDA B. M.. Effects of glucosyl-hesperidin and physical training on body weight, plasma lipids, oxidative status and vascular reactivity of rats fed with high-fat diet. DIABETES METABOLIC SYNDROME AND OBESITY-TARGETS AND THERAPY, v. 11, p. 321-332, . (12/22331-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: