Auxílio à pesquisa 13/08249-8 - Cuidados de enfermagem, Tecnologia educacional - BV FAPESP
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Punção venosa periférica: interfaces do uso de tecnologias educacionais no ensino de graduação em enfermagem na perspectiva do cuidado de pacientes com doenças crônico-degenerativas

Processo: 13/08249-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Médico-cirúrgica
Pesquisador responsável:Simone de Godoy Costa
Beneficiário:Simone de Godoy Costa
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Cuidados de enfermagem  Tecnologia educacional  Plataformas de ensino e aprendizagem  Virtualidade  Simulação (aprendizagem) 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ambiente Virtual de Aprendizagem | Enfermagem | Ensino em Enfermagem | Punção venosa periférica | Simulação no ensino de enfermagem | Fundamentos de Enfermagem

Resumo

Temos como objetivo investigar a eficácia da utilização de ambiente e simulador de realidade virtuais no processo de ensino-aprendizagem de punção venosa periférica a estudantes de graduação em enfermagem, tendo em vista o oferecimento e incorporação de experiências educativas mais interativas, adequadas e seguras. Para tal desenvolveremos estudo exploratório-descritivo de abordagem quantitativa e com delineamento quase-experimental pré e pós-teste em duas etapas. A primeira se refere a desenvolvimento e validação de conteúdo sobre punção venosa periférica em ambiente virtual de aprendizagem (AVA) segundo o referencial da aprendizagem significativa. A segunda etapa se caracteriza pela avaliação de conhecimento preliminar após oferecimento de conteúdo sobre punção venosa periférica por meio de ensino tradicional e por meio de AVA, oferecimento de treinamento teórico-prático utilizando modelos anatômicos de braço convencional e simulador de realidade virtual a grupos submetidos ao ensino tradicional e por meio de AVA, avaliação de conhecimento e desempenho prático sobre punção venosa periférica em situação real em laboratório após oferecimento de diferentes métodos de ensino e finalmente a avaliação dos programas de ensino oferecidos. Realizaremos análise estatística descritiva (frequência, porcentagem) e análise de variância (Anova) para testar as diferenças das médias dos grupos estudados. Verificaremos o grau de relação linear nos escores obtidos mediante a utilização do coeficiente de correlação de Pearson. Expressaremos os resultados como médias ± erros padrões das médias (EPM), e consideraremos como diferenças estatisticamente significantes quando p<0,05. Discutiremos os resultados com fundamentação na revisão da literatura. (AU)

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