Busca avançada
Ano de início
Entree

Otimização do uso de bactericidas cúpricos para o controle do cancro cítrico e avaliação da resistência de Xanthomonas citri subsp. citri no Sul do Brasil ao cobre

Processo: 13/05550-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2013 - 31 de julho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Franklin Behlau
Beneficiário:Franklin Behlau
Instituição-sede: Fundo de Defesa da Citricultura (FUNDECITRUS). Araraquara , SP, Brasil
Pesq. associados:José Belasque Junior ; William Mário de Carvalho Nunes
Assunto(s):Controle fitossanitário  Cancro (doença de planta)  Bactericidas  Cobre  Citricultura 

Resumo

O aumento recente da incidência de cancro cítrico no estado de São Paulo após mudanças significativas no programa de erradicação tem preocupado os citricultores paulistas. A situação atual é favorável para progressão da doença no estado a níveis endêmicos em um futuro não muito distante. Neste novo cenário o aprimoramento das medidas de controle e mitigação do cancro cítrico será fundamental para minimizar o impacto desta doença no parque citrícola paulista. Uma das medidas de controle mais utilizadas para isso é aplicação de bactericidas cúpricos. Assim, este projeto tem como objetivo promover um estudo criterioso e amplo visando o aprimoramento do uso de produtos a base de cobre para o controle de cancro cítrico. A presente proposta está subdividida em subprojetos que estudarão especificamente diferentes aspectos relevantes ao tema proposto a saber: 1) Avaliação de diferentes formulações e doses de bactericidas cúpricos para o controle do cancro cítrico, 2) Influência do tamanho de partículas de cobre sobre o controle do cancro cítrico, 3) Adequação do volume de calda de bactericidas cúpricos para o controle do cancro cítrico, 4) Avaliação do residual de diferentes formulações de bactericidas cúpricos, e 5) Avaliação da resistência de Xanthomonas citri subsp. citri (Xcc) do Paraná ao cobre. Resultados preliminares obtidos em laboratório demostraram heterogeneidade entre os produtos cúpricos testados quanto o efeito bactericida sobre Xcc reforçando a necessidade de realização de um estudo abrangente sobre este assunto. O desenvolvimento deste estudo irá contribuir para que o uso de bactericidas cúpricos, visando o controle de cancro cítrico, seja uma medida de controle mais sustentável por maximizar a relação entre dose e nível de controle da doença e minimizar o efeito colateral dos produtos cúpricos sobre o meio ambiente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BEHLAU, FRANKLIN; MARIANO SCANDELAI, LUIS HENRIQUE; DA SILVA JUNIOR, GERALDO JOSE; LANZA, FABRICIO EUSTAQUIO. Soluble and insoluble copper formulations and metallic copper rate for control of citrus canker on sweet orange trees. CROP PROTECTION, v. 94, p. 185-191, . (13/05550-9)
SCAPIN, MARCELO DA SILVA; BEHLAU, FRANKLIN; MARIANO SCANDELAI, LUIS HENRIQUE; FERNANDES, RAFAEL SARAIVA; SILVA JUNIOR, GERALDO JOSE; RAMOS, HAMILTON HUMBERTO. Tree-row-volume-based sprays of copper bactericide for control of citrus canker. CROP PROTECTION, v. 77, p. 119-126, . (13/05550-9)
MARIN, T. G. S.; GALVANIN, A. L.; LANZA, F. E.; BEHLAU, F.. Description of copper tolerant Xanthomonas citri subsp. citri and genotypic comparison with sensitive and resistant strains. PLANT PATHOLOGY, v. 68, n. 6, p. 1088-1098, . (13/05550-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.