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Psicanálise e teoria literária O tempo lógico e a roda da escritura

Processo: 13/02297-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Livros no Brasil
Vigência: 01 de maio de 2013 - 30 de abril de 2014
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Teoria Literária
Pesquisador responsável:Philippe Leon Marie Ghislain Willemart
Beneficiário:Philippe Leon Marie Ghislain Willemart
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/08942-0 - Brépols franco-brasileiro e outros manuscritos, AP.TEM
Assunto(s):Leitura  Manuscritos  Psicanálise  Crítica genética  Publicações de divulgação científica  Produção científica  Livros 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:a roda da escritura | a roda da leitura | Bauchau | o manuscrito | o tempo lógico | Proust | Crítica genética e psicanálise

Resumo

Discernir como aliar inspiração, tradição, cultura e invenção, por um lado, e grão de gozo, real, rasura e manuscrito, por outro lado, é o objetivo deste livro. A roda da escritura ajuda a entender as relações entre esses conceitos a partir do estudo dos manuscritos. O homem, escritor ou artista continua sendo o centro, mas mais subjugado do que sujeito, mais aberto às descobertas do que planejador, Édipo artista e suplicante em relação a linguagem escolhida do que regente de uma escritura instrumental, scriptor enfim para se tornar autor. Preocupado ou angustiado na sua escritura, objeto do texto móvel, frequentemente submergido sem saber pela música das palavras ou da frase, a harmonia das cores, uma concepção da beleza interna ou uma lógica subjacente, o escritor ou o artista se reconhecem aos poucos como outro ou outro, oferecendo aos leitores ou aos espectadores um espelho, segundo o narrador proustiano, permitindo-lhe ir além deles mesmos e de se descobrir também outro do que se imaginavam. A roda da leitura ilustra este movimento de audácia que convida o público leitor a sair da repetição cotidiana e de seus hábitos de pensamento, a mergulhar no Outrora de Quignard e a questionar sua inserção na comunidade (AU)

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