Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel do sistema antioxidante e influência do gênero na capacidade de desenvolvimento in vivo de embriões iniciais em diferentes modelos de diabete experimental

Resumo

Gestantes diabéticas apresentam taxas de malformações congênitas e morbimortalidade perinatal cinco vezes maior que gestantes não diabéticas. O metabolismo energético anormal associado à hiperglicemia altera a embriogênese inicial, podendo afetar o futuro crescimento e desenvolvimento embriofetal. Assim, acredita-se que as repercussões do diabete com efeito a curto, médio e longo prazo podem ser decorrentes do insulto causado pela hiperglicemia materna em períodos iniciais do desenvolvimento. Como a hiperglicemia induz aumento na produção de estresse oxidativo, nós pretendemos avaliar se alterações no desenvolvimento embrionário in vivo estão relacionadas como o sistema antioxidante de defesa imaturo em conjunto com a sensibilidade gênero-específica, para esclarecer se esses mecanismos estão envolvidos na sobrevivência do embrião inicial e/ou se contribuem para o aparecimento de embriopatias e outras repercussões a curto, médio e longo prazo nos fetos expostos ao ambiente diabético. Muitos estudos foram desenvolvidos em nosso laboratório para avaliar as repercussões do diabete nos resultados perinatais. A partir de parcerias com outros pesquisadores pretendemos utilizar novas ferramentas metodológicas para avançar a compreensão sobre os mecanismos fisiopatológicos envolvidos nas repercussões embriofetais. Nesse caso, os possíveis mecanismos de sobrevivência do embrião inicial serão avaliados através da utilização de probes moleculares e da técnica de bipartição de mórulas, para estabelecer um padrão exato da resposta do hemi-embrião ao estresse oxidativo exacerbado pelo diabete, a técnica de reimplantação de outro hemi-embrião em fêmeas receptoras para avaliar o envolvimento do sistema antioxidante na capacidade de implantação e de desenvolvimento no ambiente hiperglicêmico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BUENO, ALINE; SINZATO, YURI KAREN; VOLPATO, GUSTAVO TADEU; GALLEGO, FRANCIANE QUINTANILHA; PERECIN, FELIPE; RODRIGUES, TIAGO; DAMASCENO, DEBORA CRISTINA. Severity of prepregnancy diabetes on the fetal malformations and viability associated with early embryos in rats. BIOLOGY OF REPRODUCTION, v. 103, n. 5, p. 938-950, . (12/17275-0, 19/06735-9, 11/23721-0, 13/16548-5)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.