Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do exercício físico na hemartrose em camundongos hemofílicos a (Knockout FVIII)

Processo: 12/18588-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2013 - 30 de abril de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Suzana Beatriz Verissimo de Mello
Beneficiário:Suzana Beatriz Verissimo de Mello
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Reumatologia  Artropatias  Hemartrose  Hemofilia  Exercício físico 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:exercício físico | hemartrose | Hemofilia | knockout FVIII | Reabilitação | sinovite crônica | Reumatologia

Resumo

A artropatia hemofílica é uma das principais complicações na Hemofilia sendo resultado de repetidos sangramentos no espaço intra-articular. Tal condição gera severas limitações funcionais e piora da qualidade de vida. São responsáveis pelo desenvolvimento da artropatia, tanto alterações inflamatórias na membrana sinovial quanto degenerativas na cartilagem. O processo de remoção do sangue do espaço intra-articular pela membrana sinovial acarreta em um acumulo de hemossiderina na sinóvia o que estimula a proliferação, hipertrofia e neovascularização. Uma sinovite crônica se instala levando a uma produção de mediadores inflamatórios como IL-1², TNF-±, a geração de espécies reativas de oxigênio e de nitrogênio capazes de provocar danos em biomoléculas e que desencadeiam processos deletérios a cartilagem. Geralmente, o tratamento preconizado após o sangramento articular é a reposição do fator deficitário acompanhado de repouso, gelo e elevação do membro, entretanto podem ser necessárias outras condutas como a punção articular e infiltração de anestésicos e antiinflamatórios. Os exercícios terapêuticos são amplamente indicados para os pacientes com hemofilia com os objetivos de prevenir deformidades articulares, manutenção da força muscular e melhora da capacidade funcional. Porém, ao contrário do grande número de estudos que demonstram benefícios da prática de exercícios físicos em doenças articulares degenerativas (osteoartrose) e inflamatórias (artrite reumatoide), ainda não são estabelecidos os reais benefícios do exercício nos componentes articulares após um episódio de hemartrose. Assim, o objetivo deste estudo é avaliar os efeitos do exercício físico (natação) na hemartrose aguda e na sinovite crônica induzida em camundongos hemofílicos A (knockout FVIII). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOUZA, F.; ROQUE, F.; OLIVEIRA, E.; PICOLLO, G.; CURY, Y.; TANAKA, C.; MELLO, S. B.. SWIMMING EXERCISE CAN ALTER THE PATTERN OF PLASMA CYTOKINES IN HEMARTHROSIS: AN EXPERIMENTAL STUDY. ANNALS OF THE RHEUMATIC DISEASES, v. 75, p. 2-pg., . (12/18588-1)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: