Busca avançada
Ano de início
Entree

Monitoramento da progressão da doença periodontal através da análise de marcadores moleculares

Processo: 12/15265-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2013 - 30 de abril de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Pesquisador responsável:Mario Taba Junior
Beneficiário:Mario Taba Junior
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Viviane Casagrande Mariguela
Assunto(s):Doenças periodontais  Tratamento periodontal  Biomarcadores  Citocinas  Técnicas de diagnóstico molecular  Reação em cadeia da polimerase em tempo real  Ensaio de imunoadsorção enzimática 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:biomarcadores | citocinas | doença periodontal | Molecular | Periodontia

Resumo

O estudo tem como objetivo monitorar os efeitos do tratamento e caracterizar a progressão da doença periodontal, em sítios ativos com perda de inserção progressiva, através da análise de expressão gênica e de proteínas presentes em diferentes amostras (saliva, fluido gengival e tecido gengival) do mesmo sítio/indivíduo. Trinta pacientes serão agrupados em dois grupos. Grupo controle (C; n=10) com pacientes saudáveis e grupo teste (DP; n=20) com diagnóstico de periodontite. Os pacientes selecionados serão submetidos ao exame periodontal completo, a coleta das amostras e ao tratamento periodontal. Após dois meses os pacientes serão reavaliados e nova coleta de amostras será realizada. Os parâmetros clínicos (biofilme, sangramento a sondagem, profundidade de sondagem e nível clínico de inserção) serão utilizados para diagnóstico do quadro clínico e, através do método de tolerância, para a identificação dos sítios ativos com perda de inserção progressiva. As amostras serão analisadas através da reação em cadeia da polimerase em tempo real (Real-time PCR) e do ensaio imunoenzimático (ELISA) para se determinar a expressão gênica e de proteínas de interesse, relacionadas aos processos inflamatório, imune-regulador, destruição de colágeno, perda óssea e cicatrização. Os dados serão agrupados e submetidos à análise estatística para verificar diferenças entre os grupos C e DP e entre os sítios ativos e inativos, e ainda estabelecer correlações com o perfil molecular e entre as diferentes amostras. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CRISTINE D'ALMEIDA BORGES; MILLA SPRONE RICOLDI; MICHEL REIS MESSORA; DANIELA BAZAN PALIOTO; SÉRGIO LUÍS SCOMBATTI DE SOUZA; ARTHUR BELÉM NOVAES JÚNIOR; MARIO TABA JR. Clinical attachment loss and molecular profile of inflamed sites before treatment. Journal of Applied Oral Science, v. 27, . (12/15265-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: