Auxílio à pesquisa 13/00741-0 - Educação inclusiva, Acessibilidade - BV FAPESP
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IV Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações (SEIA) e II Simpósio Internacional de Educação a Distância (SIEaD)

Processo: 13/00741-0
Modalidade de apoio:Auxílio Organização - Reunião Científica
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Klaus Schlünzen Junior
Beneficiário:Klaus Schlünzen Junior
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Educação inclusiva  Acessibilidade  Educação a distância 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acessibilidade | Educação a Distância | educação inclusiva | Educação a Distância e Educação Inclusiva

Resumo

Nos últimos anos o Brasil vem conquistando um lugar de destaque devido as mudanças estruturais que pretendem a efetiva inclusão escolar de Pessoas com Deficiência. Os avanços e conquistas são frutos dos esforços do Ministério da Educação (MEC), dos agentes do sistema educacional, da comunidade acadêmica em geral, os quais têm estabelecido vínculos importantes com a sociedade para esse processo de constituição de um arcabouço político fundamentado na perspectiva da Educação Inclusiva. As origens do IV Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações (SEIA) vêm de 2003 a partir de uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Ambientes Potencializadores para a Inclusão (API) na FCT/UNESP. Sua proposta é viabilizar o diálogo sobre a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva considerando a diversidade humana e a valorização das diferenças.O II Simpósio Internacional de Educação a Distância (SIEaD) tem como premissa a formação de educadores no saber inclusivo para um processo de ensino e aprendizagem, que se permite utilizar de tecnologias digitais e redes de compartilhamento educacionais para construir e ressignificar a Educação em um novo modelo de comunicação que fundamenta e instrumentaliza as estratégias didáticas vigentes. A EaD e o uso das tecnologias digitais possibilitam a redução de barreiras espaciais e temporais e estimulam e potencializam a articulação de conhecimentos anteriores com a experiência pessoal. Este processo passa a ser fundamentado na interação via ambientes virtuais compartilhados de aprendizagem, entre professores, e profissionais de educação mediados pelo uso das tecnologias digitais. (AU)

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