Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da variação individual na taxa de crescimento compensatória, na taxa metabólica e no comportamento de risco do teleósteo de respiração aérea, Clarias gariepinus

Processo: 12/24496-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 01 de abril de 2013 - 31 de maio de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Comparada
Pesquisador responsável:Francisco Tadeu Rantin
Beneficiário:Francisco Tadeu Rantin
Pesquisador visitante: David John Mckenzie
Inst. do pesquisador visitante: Université Montpellier 2, França
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Respiração (fisiologia)  Crescimento e desenvolvimento  Metabolismo  Crescimento compensatório 

Resumo

O presente projeto de colaboração utilizar-se-á uma espécie de peixe de respiração aérea como modelo para investigar a hipótese que há uma relação positiva direta entre duas características fisiológicas, capacidade intrínseca de crescimento e taxa metabólica e a característica de "personalidade", a tendência de assumir riscos. Os experimentos serão conduzidos com uma amostra de 35 bagres africanos dotados individualmente de chip. A capacidade intrínseca de crescimento será quantificada como a taxa de crescimento compensatória por um período de 14 dias com alimentação ad libitum após um período de 14 dias de privação alimentar. A taxa metabólica será medida como a tomada de O2 nas fases aquática e aérea por um sistema automático de respirometria em normóxia. A tendência da tomada de risco será avaliada como taxa de respiração aérea a qual, na natureza, expõe o peixe de respiração aérea facultativa a riscos desnecessários de predação e também como o tempo necessário para o retorno à respiração aérea após um estímulo de medo. Espera-se que o rápido crescimento dos indivíduos acarretará em altas taxas metabólicas de rotina por estarem mais ativos e tendendo a respirar mais na fase aérea. Seguindo-se estes experimentos serão selecionados os exemplares de bagre africano que apresentaram maiores ou menores taxas de crescimento compensatório (N = 10). Experimentos com respirometria serão conduzidos para se investigar a hipótese que indivíduos com crescimento mais rápido processam alimento mais rapidamente. Espera-se que ocorra porque estes indivíduos apresentam uma maior tendência à respiração aérea para aumentar as suas taxas metabólicas, completando a digestão. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BLASCO, FELIPE R.; MCKENZIE, DAVID J.; TAYLOR, EDWIN W.; RANTIN, F. TADEU. The role of the autonomic nervous system in control of cardiac and air-breathing responses to sustained aerobic exercise in the African sharptooth catfish Clarias gariepinus. COMPARATIVE BIOCHEMISTRY AND PHYSIOLOGY A-MOLECULAR & INTEGRATIVE PHYSIOLOGY, v. 203, p. 273-280, . (15/22326-0, 12/24496-2)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.