Busca avançada
Ano de início
Entree

Associação entre fatores genéticos e risco aumentado de prematuridade em pacientes com antecedente de incompetência cervical

Resumo

A prematuridade é a principal causa de morbidade e mortalidade no mundo inteiro e dentre os fatores de risco para prematuridade, a incompetência cervical é um dos principais. Atualmente, se observa componente genético na ocorrência da prematuridade. Dentre os fatores genéticos, polimorfismos de nucleotídeo único (SNPs) de alguns genes dentre muitos estudados, se associam com a ocorrência de prematuridade. Estudos recentes relatam que os SNPs nos genes associados ao colágeno, à matrix extracelular e à produção de interleucinas tem relação direta com o comprimento do colo uterino. Desta forma, estes SNPs foram associados com a prematuridade associada ao encurtamento precoce do colo uterino. Estes SNPs, localizados no genes do COL 1 A1, COL4A3, TGF-G, TIMP2 e IL6-R descritos em vários estudos recentes, foram selecionados para este projeto. A população alvo da pesquisa, são as pacientes com história clínica de incompetência cervical com o objetivo de desenvolver métodos diagnósticos auxiliares no diagnóstico de incompetência cervical, que ainda é eminentemente clínico e avaliar o risco de prematuridade nas gestantes submetidas à circlagem uterina quando portadora de polimorfismo(s) conferindo risco aumentado. O resultado esperado seria a identificação de novos marcadores genéticos, que contribuiriam para o rastreio de mulheres com histórico de perda gestacional, nascimentos prematuros e para aquelas, cuja decisão terapêutica depende desse antecedente obstétrico. A contribuição dos novos marcadores, busca também à redução nas taxas de prematuridade, pela possibilidade de melhor assistência à essas mulheres. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALVES, ANA PAULA V. D.; FREITAS, AMANDA B.; LEVI, JOSE EDUARDO; AMORIM FILHO, ANTONIO G.; FRANCO, LUCAS A. M.; HOSHIDA, MARA SANDRA; PATINO, ELIZABETH G.; FRANCISCO, V, ROSSANA P.; CARVALHO, MARIO HENRIQUE B. COL1A1, COL4A3, TIMP2 and TGFB1 polymorphisms in cervical insufficiency. JOURNAL OF PERINATAL MEDICINE, v. 49, n. 5, p. 553-558, 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.