Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso de gordura subcutânea como matriz biológica para dosagem de esteróides sexuais em baleias jubarte (Megaptera novaeangliae)

Resumo

O banco dos Abrolhos é a região de concentração de corais com maior biodiversidade não só do Brasil, mas como de todo Atlântico Sul. É também a principal área de reprodução de baleias jubarte (Megaptera novaeangliae) do oceano Atlântico Sul Ocidental que migram durante o inverno das áreas de alimentação na Antártica para águas mais quentes no Brasil, onde acontece o acasalamento e cria de filhotes. O melhor conhecimento da fisiologia reprodutiva da espécie pode gerar informações cruciais para um maior entendimento da taxas reprodutivas da população, e subsidiar ferramentas que possam ser aplicadas de forma efetiva na conservação da espécie. Existe uma grande dificuldade, entretanto, em se obter amostras que reflitam de forma acurada o estado reprodutivo de cetáceos selvagens. Uma alternativa para esta dificuldade seria a dosagem de hormônios acumulados na camada de gordura através de coleta de amostras de animas vivos por meio de biópsias, já que hormônios esteróides têm uma grande afinidade com o tecido adiposo e tendem a se acumular na camada de gordura do animal. O presente estudo se propõe a desenvolver uma técnica de extração e dosagem de esteróides sexuais em amostras da camada de gordura subcutânea de baleias jubarte (Megaptera novaeangliae). O estudo permitirá comparações da concentração hormonal das baleias no início da estação reprodutiva no Brasil (julho, agosto) com a concentração hormonal já no final da estação reprodutiva (outubro, novembro); Além disso, será feita uma comparação entre animais em fase reprodutiva no Brasil e Equador, com animais em "repouso sexual" durante o período de alimentação na Antártica e na Patagônia chilena (janeiro a maio). Os animais serão agrupados por sexo e classe etária: fêmea adulta com filhote; fêmea adulta sem filhote; macho adulto; fêmea juvenil; macho juvenil e filhotes machos e fêmeas. As concentrações hormonais serão comparadas entre os grupos tanto na estação reprodutiva como período de alimentação. Serão geradas informações inéditas acerca dos níveis de esteróides sexuais na camada de gordura das populações de baleias jubarte do oceano Atlântico Sul e Pacífico Sudeste tanto na área de reprodução como em áreas de alimentação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MELLO, DANIELA; COLOSIO, ADRIANA; MARCONDES, MILTON; VIAU, PRISCILA; OLIVEIRA, CLAUDIO. Feasibility of using humpback whale blubber to measure sex hormones. Journal of Experimental Marine Biology and Ecology, v. 486, p. 32-41, JAN 2017. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.