Busca avançada
Ano de início
Entree

Subsídios para a implantação da rede de atenção integral ao adolescente

Processo: 03/06392-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa em Políticas Públicas
Vigência: 01 de junho de 2004 - 31 de julho de 2005
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:Rosalina Carvalho da Silva
Beneficiário:Rosalina Carvalho da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Instituição parceira: Secretaria Municipal de Assistência Social (Ribeirão Preto). Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA)
Assunto(s):Sociologia política  Seguridade social  Direitos humanos  Defesa da criança e do adolescente  Políticas públicas  Ribeirão Preto (SP) 
Publicação FAPESP:http://media.fapesp.br/bv/uploads/pdfs/Pesquisa...publicas_92_84_85.pdf

Resumo

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) vem coordenando uma série de esforços no sentido de constituir uma integração da atenção prestada à criança e ao adolescente no município de Ribeirão Preto. Muitas discussões e trabalhos vêm sendo realizados envolvendo os vários setores da sociedade civil e as secretarias municipais. Alguns pontos críticos são apontados no tocante à implementação de políticas públicas de atenção integral à criança e ao jovem, entre os quais estão as falhas no diagnóstico e nas propostas de implementação de serviços. Independentemente da boa intenção dos agentes envolvidos na prática, nem sempre ocorre um correto diagnóstico da situação, o que compromete as propostas de solução. Estas falhas ocorrem, muitas vezes, por conta da limitação do desenvolvimento técnico, tanto dos programas quanto dos agentes sociais, que não têm conseguindo abarcar um universo maior que aquele circunscrito à vizinhança dos agentes e programas envolvidos. As falhas de diagnóstico dificultam a tomada de decisões em relação às necessidades de prestação de serviços, e podem acarretar ainda propostas de ações que, em geral, desconsideram o seu impacto sobre outras ações, significando uma sobreposição de esforços e recursos em determinadas áreas. Este projeto tem como propósito realizar um diagnóstico, que venha subsidiar a implementação de uma rede integrada de atenção e proteção a jovens através da articulação de ações e serviços para uma prática de compartilhamento de esforços envolvendo a integração entre entidades governamentais e sociedade civil na busca de ampliação de ações que visem à defesa dos direitos, preconizada pelo estatuto da criança e do adolescente. Esse processo buscará a formulação de metodologias que possam ser repassadas para outros municípios. A perspectiva metodológica da pesquisa prevê a triangulação de múltiplas formas de observar, registrar e interpretar os dados do estudo, utilizando estratégias de coleta de dados etnográficas, tais como: registros em diário de campo de dados de observação e de narrativas colhidas informalmente; registros fotográficos e de vídeo; transcrições de grupos focais e entrevistas, entre outras. Prevêem-se análises descritivas-interpretativas que buscam na redução dos dados, a identificação de temas, pautas, conteúdos, significados, regularidades, ou irregularidades de opiniões, sentidos atribuídos às experiências procurando-se as suas conexões com os objetivos do estudo. A equipe executora está apresentada sumariamente na súmula curricular. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NICHOLLAS MARTINS ARECO; MATIAS CAMILA ALESSANDRA; ROSALINA CARVALHO DA SILVA; CRISTIANE PAULIN SIMON. Caracterização dos serviços que atendem adolescentes: interfaces entre saúde mental e drogadição. Psicologia & Sociedade, v. 23, n. 1, p. 103-113, Abr. 2011.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.