Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento da versão brasileira do software "Gain assessment building system" e validação dos instrumentos "Avaliação global das necessidades individuais" para uso no Brasil

Resumo

O uso de álcool resulta na morte de 2,5 milhões de pessoas por ano. Dadosespeculativos estimam que o Brasil gaste, anualmente, 7,3% do Produto Interno Brutocom consequências de problemas relacionados ao álcool. Cerca de uma em cada cincopessoas que faz uso de drogas ilegais possui critério para diagnóstico de dependência.Mais de 10% dos anos perdidos de vida saudável e mais de 30% de todos os anosvividos com incapacidade são atribuídos a transtornos mentais. Apesar do conhecimentoacerca de que o uso de álcool e outras drogas é causado e reforçado pelo estado mental,psicológico, social e problemas com a justiça na vida dos indivíduos, dispomos naatualidade de poucos estratégias desta abrangência baseadas em evidências para ocuidado e planejamento do cuidado. Não possuímos avaliações capazes de levantar osproblemas dos indivíduos em todas estas áreas de interesse, e o ato de conduzir diversasavaliações específicas gasta tempo, dinheiro e outros recursos públicos e privados,podendo tornar a coleta de informações acerca das necessidades do indivíduo umprocesso assistemático e não eficiente. O Global Appraisal of Individual Needs, ou, emportuguês Avaliação Global das Necessidades Individuais, é uma família de avaliaçõesbaseada em evidências. Os instrumentos vão desde um rastreamento que leva de 5-10minutos para ser administrado, até uma avaliação biopsicossocial completa que leva de90-120 minutos para ser administrada. Outro recurso desta família de instrumentos é oGAIN Assessment Building System, um aplicativo on-line que pode ser usado pararealizar uma entrevista interativa com o indivíduo, inserindo em tempo real os dados nosistema, bem como o instrumento pode ser administrado em papel e estes dadosinseridos posteriormente, emitindo relatórios clínicos e diagnósticos do paciente após aentrada das informações, e também adicionando estas informações à uma base de dadospública para posteriores pesquisas, avaliações ou comparações. Considerando que asinformações coletadas com o paciente são de extrema importância para a detecção deproblemas, prevenção, alocação do indivíduo e planejamento do tratamento, pretende-seno presente estudo mensurar as propriedades psicométricas dos instrumentos da famíliaAGNI, bem como traduzir o aplicativo on-line das avaliações para uso no Brasil. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CLARO, HELOISA GARCIA; FERREIRA DE OLIVEIRA, MARCIA APARECIDA; DE ALMEIDA LOPES FERNANDES, IVAN FILIPE; TITUS, JANET C.; TARIFA, ROSANA RIBEIRO; ROJAS, THAIS FERNANDES; PINHO, PAULA HAYASI. Internal Consistency and Convergent Validity of the Portuguese Versions of the Global Appraisal of Individual Needs-Initial and Short Screener. JOURNAL OF ADDICTIONS NURSING, v. 27, n. 4, p. 241-246, . (11/00226-3, 10/20741-7, 12/23873-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.