Busca avançada
Ano de início
Entree

Associação de métodos não destrutivos na inspeção de estruturas de madeira

Resumo

A madeira é material de construção consagrado ao longo da história da humanidade e, atualmente, vem sendo considerada dos mais sustentáveis, considerando a baixa energia incorporada, o armazenamento de carbono e o fato de ser material renovável. Porém, como todo material, ela sofre degradação e perde capacidade resistente ao longo do tempo. Desta forma, inspeções periódicas são necessárias para manter a integridade da estrutura em serviço. Diversos métodos de inspeção não destrutiva (END), ou semi-destrutiva, vêm sendo propostos para estruturas de madeira, todos apresentando aspectos positivos. No entanto, nenhum deles é completo o suficiente para garantir, de forma isolada, resultados adequados de inspeção, quer por aspectos ligados à metodologia de aplicação, quer por limitação de resultados. Por essa razão, a associação de métodos de END têm sido foco de discussões recentes, principalmente em eventos científicos. O fato de que tais discussões não tenham gerado ainda número compatível de artigos científicos em periódicos, pode estar relacionado à falta de resultados conclusivos, pautados em bases teóricas das técnicas avaliadas. Dentro deste contexto o objetivo principal dessa pesquisa é avaliar a associação de duas técnicas não destrutivas: a propagação de ondas e a resistência à perfuração. No caso da propagação de ondas o equipamento utilizado será o Ultrassom e, no caso da resistência à perfuração, o Resistógrafo. O estudo será realizado considerando as bases teóricas dos métodos, visando a proposição de metodologia adequada à essas bases e limitada ao escopo de cada uma das técnicas. Como objetivos específicos pretende-se avaliar a precisão de cada uma das técnicas na detecção dos níveis, das dimensões e da localização das deteriorações de forma isolada, bem como modelos de correlação com propriedades físicas (densidade e umidade) e mecânicas (resistência residual estimada) envolvidas em inspeções de estruturas de madeira. Tendo em vista que os dois métodos a serem analisados são de fácil aplicação e de custo moderado, a comprovação da eficiência de resultados da aplicação conjunta dessas técnicas contribuirá para a proposição de alternativa de metodologia para a inspeção de estruturas de madeira no Brasil. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RUY, MONICA; GONCALVES, RAQUEL; PEREIRA, DOUGLAS MORAES; MANSINI LORENSANI, RAFAEL GUSTAVO; BERTOLDO, CINTHYA. Ultrasound grading of round Eucalyptus timber using the Brazilian standard. European Journal of Wood and Wood Products, v. 76, n. 3, p. 889-898, . (13/03449-9, 15/05692-3, 12/22599-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.