Busca avançada
Ano de início
Entree

Impacto de um estímulo nociceptivo inflamatório persistente acompanhado ou não de analgesia com opióide sobre a neurogênese hipocampal, morte celular, aprendizagem e comportamento de ansiedade em ratos

Resumo

A dor neonatal tem sido associada a consequências neuro comportamentais a longo prazo em recém nascidos prematuros, porém seus reais efeitos no sistema nervoso ainda não estão elucidados. Objetivo: avaliar possíveis consequências da dor, acompanhada ou não de analgesia, sobre a neurogênese hipocampal, morte celular, comportamento de ansiedade e aprendizagem em ratos. Método: trata se de uma estudo experimental, controlado, em modelo animal, sendo a dor desencadeada por um estímulo nociceptivo inflamatório persistente, por meio da injeção do adjuvante completo de Freund no subcutâneo da pata esquerda, no primeiro dia de vida. A analgesia será realizada por meio da injeção intra peritoneal diária de fentanyl do primeiro ao sexto dia de vida. Desfechos: A neurogênese no giro denteado do hipocampo será avaliada por meio da bromodeoxyuridina e do "neuronal nuclear antigen" (NeuN). Serão estudadas a sobrevida celular e proliferação celulares na idade jovem e na idade adulta. Morte celular: imunohistoquímica para caspase-3 e TUNEL. Conseqüências em longo prazo no comportamento e na aprendizagem: testes em campo aberto, labirinto em cruz elevado e no labirinto aquático de Morris. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
REGO, DEBORA DA SILVA BANDEIRA; PIRES, JAIME MOREIRA; FORESTI, MAIRA LICIA; MELLO, LUIZ; LESLIE, ANA TERESA FIGUEIREDO STOCHERO. Does neonatal manipulation on continuous or alternate days change maternal behavior?. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENTAL NEUROSCIENCE, v. 81, n. 8, p. 759-765, DEC 2021. Citações Web of Science: 0.
REGO, DEBORA DA SILVA BANDEIRA; PIRES, JAIME MOREIRA; FORESTI, MAIRA LICIA; MELLO, LUIZ; LESLIE, ANA TERESA FIGUEIREDO STOCHERO. Does neonatal manipulation on continuous or alternate days change maternal behavior?. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENTAL NEUROSCIENCE, JUL 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.