Busca avançada
Ano de início
Entree

Dinâmica da solução do solo na cultura da cana-de-açúcar irrigada por gotejamento subsuperficial

Processo: 12/21151-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa BIOEN - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2013 - 31 de janeiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Engenharia de Água e Solo
Pesquisador responsável:Claudinei Fonseca Souza
Beneficiário:Claudinei Fonseca Souza
Instituição Sede: Centro de Ciências Agrárias (CCA). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Araras , SP, Brasil
Assunto(s):Drenagem agrícola  Irrigação subsuperficial  Irrigação por gotejamento  Fertirrigação  Reflectometria no domínio do tempo (TDR)  Cana-de-açúcar  Bulbos (plantas)  Bioenergia 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bulbo molhado | Irrigação subsuperficial | Manejo da Fertirrigação | Reflectometria no domínio do tempo | Saccarum Officinarum | Irrigação e Drenagem

Resumo

O uso inadequado dos recursos hídricos na agricultura, em busca de elevadas produtividades tem causado impactos negativos nas reservas de água, diminuindo a eficiência dos sistemas produtivos irrigados e fertirrigados. Em virtude da potencialidade da irrigação por gotejamento subsuperficial, aliado à necessidade de pesquisas com a cultura da cana-de-açúcar (Saccarum offinarum L.) irrigada por esse sistema, tem sido crescente a demanda de informações sobre esta técnica, principalmente, com relação à dimensão e posição do bulbo molhado no solo e à distribuição da água e nutrientes disponíveis para as plantas. Sendo assim, este projeto tem por objetivo estudar, por meio da Reflectometria no Domínio do Tempo (TDR), em condições controladas, a dinâmica da solução em solo arenoso com e sem a instalação da cultura da cana-de-açúcar, para duas taxas de aplicação: 1,6 e 3,8 L h-1. Para atingir os objetivos propostos, o projeto será dividido em três etapas: na primeira, será estudada a formação do bulbo molhado, avaliando-se os efeitos da interação água-solo-soluto na distribuição e armazenamento da solução do solo; na segunda, a estimativa da absorção dos nutrientes pelas plantas em cada estádio do seu ciclo de desenvolvimento; e na terceira, a comparação dos resultados obtidos experimentalmente com aqueles simulados por meio do programa Hydrus 2D, para a dinâmica da solução do solo. Espera-se com este projeto um melhor entendimento sobre o comportamento da água e dos nutrientes no bulbo molhado e sua disponibilidade para as plantas de cana-de-açúcar, na fertirrigação por gotejamento subsuperficial. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOUZA, CLAUDINEI F.; BIZARI, DOUGLAS R.. SOIL SOLUTION DISTRIBUTION IN SUBSURFACE DRIP IRRIGATION IN SUGARCANE. Engenharia Agrícola, v. 38, n. 2, p. 217-224, . (12/09481-9, 12/21151-4)
SOUZA, CLAUDINEI F.; BIZARI, DOUGLAS R.. SOIL SOLUTION DISTRIBUTION IN SUBSURFACE DRIP IRRIGATION IN SUGARCANE. Engenharia Agrícola, v. 38, n. 2, p. 8-pg., . (12/21151-4, 12/09481-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.