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A construção midiática do consumo e da cidadania: identidades e representações nos discursos televisivos ficcionais - mediações entre cotidiano, ideologia e cultura

Processo: 12/20850-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2013 - 31 de janeiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Teoria da Comunicação
Pesquisador responsável:Marcia Perencin Tondato
Beneficiário:Marcia Perencin Tondato
Instituição Sede: Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Maria Aparecida Baccega
Assunto(s):Televisão  Sociedade de consumo  Cidadania 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cidadania | Comunicação | Consumo | Discurso | Recepção | televisão | Comunicação e Consumo

Resumo

Esta pesquisa parte da perspectiva do consumo como constituição das identidades no contexto da sociedade complexa, em que conceituações correntes não dão conta da universalidade e do particularismo, do pluralismo e do individualismo que se mesclam nos espaços público e privado. Em que direitos e deveres universais não dão conta, como nunca deram, das necessidades e demandas de uma vivência social comum, as minorias (étnicas, geracionais, sexuais) passando a reivindicar direitos diferenciados, visando à igualdade. O objetivo da pesquisa é aprofundar as reflexões sobre a intersecção comunicação-consumo-cidadania, refletindo sobre as concepções de consumo e cidadania, problematizando os discursos sobre consumismo, inserção cidadã, responsabilidade social, consumo consciente, do ponto de vista de identidades representadas por estereótipos, como "meios de facilitação", mas também, e talvez principalmente, como estratégias de mobilização dos indivíduos em prol da manutenção das perspectivas hegemônicas. Também, verificar como esta intersecção é apresentada nas narrativas midiáticas, em especial na ficção seriada televisiva. A partir dos estudos de recepção, pensando os processos de significação e ressignificação inerentes ao à contemporaneidade, avaliar as possibilidades de abertura, as brechas para leituras diferentes e divergentes, em discursos mediados pelo cotidiano e pela cultura. Além da preocupação da construção metodológica para análise de fenômenos pertinentes à temática explicitada, na perspectiva de que é por meio da problematização metódico-epistemológica que avançamos no conhecimento do campo da comunicação. (AU)

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