Busca avançada
Ano de início
Entree

Tratamento superficial a laser de ligas metálicas à base de ferro amorfizáveis e nanocristalinas

Resumo

O processamento de materiais metálicos avançados por Laser traz vantagens quando comparado com as rotas de processamento convencionais de materiais, como: aumento da produtividade, redução de custos operacionais, melhoria na qualidade e acabamento dos produtos, aumento na flexibilidade nas linhas de produção e projeto e ampliação do leque de oportunidades de aplicações. Os tratamentos térmicos superficiais a Laser com transformações de fase no estado sólido e produção de revestimentos para aplicações especiais envolvendo corrosão, oxidação e desgaste, caracterizam-se como uma das principais alternativas de processamento de materiais que alia a possibilidade de obtenção de microestruturas refinadas, metaestáveis, nanocristalinas, quasicristalinas e até amorfas, com melhorias significativas de propriedades das ligas metálicas quando comparadas com as ligas comerciais ou suas versões cristalinas solidificadas lentamente através de processos convencionais. O objetivo deste projeto é a obtenção de ligas metálicas multicomponentes á base de Ferro (ferrosas) amorfizáveis e nanocristalinas através de tratamento superficial a laser e de laser "cladding" (refusão superficial) em ligas processadas através de conformação por spray nos diferentes produtos: depósito e pó "overspray", respectivamente. A realização desta pesquisa através de colaborações com grupos de pesquisa já estabelecidos em relação à "Tratamento Superficial a Laser de Ligas Metálicas Ferrosas Amorfizáveis e Nanocristalinas" estará também associada à possibilidade de estabelecer uma nova linha de pesquisas no Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da UFSCar. A caracterização destes materiais processados a laser será facilitada pela infra-estrutura oferecida pelo laboratório de caracterização estrutural (LCE), o centro de caracterização e desenvolvimento de materiais (CCDM) em conjunto com os laboratórios de pesquisa do DEMa/UFSCar e do grupo de pesquisa em Ligas Metálicas Amorfas e Nanocristalinas. As principais técnicas utilizadas serão: difração de raios-X (DRX), análise térmica (DSC/DTA/TG), microscopia eletrônica de varredura (MEV) e de transmissão (TEM/STEM/HRTEM) acopladas à espectroscopia de energia dispersiva (EDS). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE CARVALHO, MARCOS FERNANDES; RIVA, RUDIMAR; FOGAGNOLO, JOAO BATISTA; KIMINAMI, CLAUDIO SHYINTI; MOREIRA AFONSO, CONRADO RAMOS. Metallic Glass Formation Upon Rapid Solidification of Fe60Cr8Nb8B24 (at%) Alloy through LASER Cladding and Remelting. MATERIALS RESEARCH-IBERO-AMERICAN JOURNAL OF MATERIALS, v. 20, n. 2, p. 580-587, . (13/05987-8, 14/13432-9, 12/18429-0)
GIROTO, GIOVANA; GARGARELLA, PITER; RIVA, RUDIMAR; KIMINAMI, CLAUDIO SHYINTI; DE CARVALHO, MARCOS FERNANDES; MOREIRA AFONSO, CONRADO RAMOS. Laser Cladding of Fe-based Metallic Glass/MoS2 Self-lubricating Composites: Effect of Power and Scanning Speed. MATERIALS RESEARCH-IBERO-AMERICAN JOURNAL OF MATERIALS, v. 20, n. 2, p. 836-841, . (13/05987-8, 14/13432-9, 15/04062-6, 12/18429-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.