Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da associação do fosfopeptídeo de caseína/fosfato de cálcio amorfo e/ou da lisozima, lactoferrina e lactoperoxidase no cimento de ionômero de vidro para o tratamento das lesões de cárie dentinárias

Resumo

O objetivo desse trabalho será avaliar a associação do fosfopeptídeo de caseína/fosfato de cálcio amorfo e/ou da lisozima, lactoferrina e lactoperoxidase no cimento de ionômero de vidro para o tratamento das lesões de cárie dentinárias. Serão selecionados 100 terceiros molares permanentes e superfícies dentinárias planas serão obtidas. As amostras serão impermeabilizadas exceto a dentina coronária e submetidas ao desafio cariogênico com cepa padrão de S. mutans ATCC 25175 padronizada na escala 0,5 de MacFarland. As amostras serão incubadas a 37°C por 1 mês em anaerobiose em estufa bacteriológica. Durante o transcorrer desse período, o meio de sobrevivência BHI será renovado de 2 em 2 dias. As lesões de cárie dentinárias dos espécimes receberão cinco formas diferentes tratamentos: grupo 1 (controle positivo): sem tratamento; grupo 2: cimento de ionômero de vidro (CIV); grupo 3: CIV + 1% de lisozima, 1% de lactoferrina e 1% de lactoperoxidase (LLL); grupo 4: CIV + 3% de fosfopeptideo de caseína/nanocomplexo de fosfato de cálcio amorfo (FC/FCA) e grupo 5: CIV + FC/FCA + LLL. Após os períodos experimentais (24 horas, 1 mês e 6 meses), o selamento será retirado para contagem microbiana. Serão realizadas contagens de S. mutans antes do selamento do tecido cariado e após 24 horas, 1 mês e 6 meses. Os resultados serão transformados em log10 e submetidos à análise descritiva. O teste de Wilcoxon será utilizado para comparar o total de S. mutans viáveis antes a após os períodos experimentais em um mesmo grupo. Será feito o cálculo da porcentagem de redução microbiana dos grupos e as comparações entre os diferentes grupos serão feitas através do teste de Kruskal-Wallis. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PINHEIRO, SERGIO LUIZ; AZENHA, GIULIANA RODRIGUES; DE MILITO, FLAVIA; DEMOCH, YASMIN MARIALVA. Antimicrobial Capacity of Casein Phosphopeptide/Amorphous Calcium Phosphate and Enzymes in Glass Ionomer Cement in Dentin Carious Lesions. ACTA STOMATOLOGICA CROATICA, v. 49, n. 2, p. 104-111, JUN 2015. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.