Busca avançada
Ano de início
Entree

Composição corporal e densidade mineral óssea de usuárias de implante contraceptivo liberador de etonogestrel (Implanon) comparadas a usuárias de dispositivo intrauterino (DIU) TCu380A

Resumo

A composição corporal (CC) e densidade mineral óssea (DMO) em mulheres depende de numerosos fatores que ocorrem durante a vida reprodutiva e/ou na pós-menopausa, como pico de massa óssea, peso corporal, fatores genéticos, hábitos de vida e anticoncepção. Os métodos contraceptivos de longo prazo (MACs) contendo apenas progestágeno como os implantes subdérmicos exercem efeitos na DMO e CC ainda conflitantes na literatura. Objetivo: avaliar a DMO e a CC de dois grupos de mulheres: usuárias de implante contraceptivo liberador de etonogestrel (Implanon) e usuárias de dispositivo intra-uterino (DIU) TCu380A. Sujeitos e métodos: será realizado um estudo de coorte prospectivo. Cada usuária de implante será comparada a uma usuária de DIU TCu380A. Serão selecionadas 80 mulheres, sendo 40 usuárias de implante e 40 controles usuárias de DIU. Todas as pacientes realizarão um exame de DMO (coluna e colo do fêmur) e CC no início do estudo e após 1 ano de uso, através da técnica de absoptiometria de duplo feixe (Lunar, DEXA). Análise dos dados: Será utilizado o teste Qui-quadrado para variáveis categóricas e dados da DMO da coluna e colo do fêmur e serão comparados entre ambos os grupos através do teste t de Student. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MODESTO, WALESKA; DALAVA, NATALIA; MONTEIRO, ILZA; BAHAMONDES, LUIS. Body composition and bone mineral density in users of the etonogestrel-releasing contraceptive implant. ARCHIVES OF GYNECOLOGY AND OBSTETRICS, v. 292, n. 6, p. 1387-1391, . (11/01554-4, 12/12432-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.