Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da suplementação nutricional sobre a permeabilidade intestinal, a inflamação sistêmica e consequências na composição corporal de idosos

Resumo

As alterações na composição corporal associadas ao envelhecimento podem resultar em comprometimentos à saúde. A inflamação sistêmica, com provável origem no intestino e no tecido adiposo, guarda relação importante com essas alterações. O presente estudo pretende testar três hipóteses: a-) A modulação da microbiota intestinal por meio de substâncias simbióticas, colabora com a mudança no padrão de inflamação sistêmica, minimizando a perda de massa magra em idosos; b-) A modulação da permeabilidade intestinal pela ingestão de suplemento à base de glutamina pode reduzir a perda de massa magra em idosos; c-) Um programa de educação nutricional é suficiente para reduzir a inflamação e alterações da composição corporal relacionadas ao envelhecimento, sem necessidade de suplementação nutricional. Serão estudados 60 idosos, que serão submetidos aos seguintes procedimentos: randomização (de forma duplo-cego) em três grupos que farão ingestão de diferentes suplementos: - substância simbiótica; - glutamina; ou - placebo. Um mês antes da randomização, e durante todo o estudo, os participantes serão submetidos a atividades de educação nutricional, semanalmente (no primeiro mês) e quinzenalmente (a partir do segundo mês). Todos serão avaliados no início e no final do programa quanto a: medidas antropométricas, composição corporal por DEXA e BIA, nível de atividade física, concentração plasmática de citocinas inflamatórias, marcadores de permeabilidade intestinal, e análise da dieta. Ao final do estudo, os resultados serão comparados entre grupos e intra-grupos (comparação entre resultados iniciais e finais). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOUZADA, ELIANA REGINA; LIMA RIBEIRO, SANDRA MARIA. Synbiotic supplementation, systemic inflammation, and symptoms of brain disorders in elders: A secondary study from a randomized clinical trial. NUTRITIONAL NEUROSCIENCE, v. 23, n. 2, p. 93-100, FEB 1 2020. Citações Web of Science: 3.
GONCALVES DE CARVALHO, C. M. R.; RIBEIRO, S. M. L. Aging, low-grade systemic inflammation and vitamin D: a mini-review. European Journal of Clinical Nutrition, v. 71, n. 4, p. 434-440, APR 2017. Citações Web of Science: 17.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.