Busca avançada
Ano de início
Entree

Alterações na expressão gênica dos ependimomas

Processo: 12/15128-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2012 - 31 de outubro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Sueli Mieko Oba Shinjo
Beneficiário:Sueli Mieko Oba Shinjo
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Fernanda Goncalves de Andrade ; Hamilton Matushita ; Mario Augusto Taricco ; Miyuki Uno ; Sergio Rosemberg ; Suely Kazue Nagahashi Marie
Assunto(s):Neurologia  Neoplasias neuroepiteliomatosas  Ependimoma  Expressão gênica  Biomarcadores tumorais  Imuno-histoquímica  Prognóstico 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ependimomas | expressão gênica | imunohistoquimica | prognóstico | Neurologia

Resumo

Ependimomas são tumores de origem neuroectodérmica que crescem a partir das células ependimárias que revestem o sistema ventricular e o canal central da medula. Representam cerca de 10% dos tumores do sistema nervoso central e 25% dos tumores intramedulares. Em crianças menores que 3 anos, representam 30% das neoplasias primárias intracranianas, sendo o terceiro tumor mais comum na faixa etária pediátrica. Ependimomas medulares são mais comuns em pacientes entre 15 a 40 anos. Os ependimomas são classificados de acordo com o grau de malignidade em grau I a III e as alterações moleculares que levam à formação dos ependimomas ainda não são completamente conhecidas. Muitas casuísticas têm sido publicadas, porém o manejo ainda permanece controverso entre as diferentes instituições, as quais adotam como tratamento apenas cirurgia ou uma combinação entre cirurgia, quimioterapia e radioterapia. A ausência de um tratamento padrão e de grandes estudos torna difícil o melhor tratamento para os pacientes com este tipo de tumor. Embora a cirurgia tenha um papel já bem estabelecido, o valor dos tratamentos adjuvantes ainda é controverso. Portanto, um melhor entendimento da tumorigênese dos ependimomas é importante para uma melhor avaliação da resposta aos tratamentos e prognóstico dos pacientes. O objetivo desse trabalho é identificar os genes diferencialmente expressos em ependimomas, correlacionar sua expressão com dados dos pacientes, como idade ao diagnóstico, localização e tipo histológico do tumor, bem como os de recidiva e sobrevida total dos pacientes. A identificação de marcadores de prognóstico e que definam melhor a sua natureza e as suas diferenças é de extrema relevância para a procura de novas estratégias de tratamento aos pacientes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE ANDRADE, FERNANDA GONCALVES; NAGAHASHI MARIE, SUELY KAZUE; UNO, MIYUKI; MATUSHITA, HAMILTON; TARICCO, MARIO AUGUSTO; TEIXEIRA, MANOEL JACOBSEN; ROSEMBERG, SERGIO; OBA-SHINJO, SUELI MIEKO. Immunohistochemical expression of cyclin D1 is higher in supratentorial ependymomas and predicts relapses in gross total resection cases. NEUROPATHOLOGY, v. 35, n. 4, p. 312-323, . (12/15128-0)
DE SOUSA, GRAZIELLA RIBEIRO; NAGAHASHI MARIE, SUELY KAZUE; OBA-SHINJO, SUELI MIEKO; ZAMBELLI RAMALHO, LEANDRA NAIRA; TONE, LUIZ GONZAGA; VALERA, ELVIS TERCI. A novel type of C11orf95-LOC-RELA fusion in a grade II supratentorial ependymoma: report of a case with literature review. CHILD'S NERVOUS SYSTEM, v. 35, n. 4, p. 689-694, . (14/20341-0, 12/15128-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: