Busca avançada
Ano de início
Entree

Aquisição de bibliografia de referência para a pesquisa "consumo, cena midiática e políticas de visibilidade contemporâneas"

Resumo

O projeto visa a aquisição de bibliografia de referência para a pesquisa "Consumo, cena midiática e políticas de visibilidade contemporâneas", que resumimos na descrição que segue: Valendo-se de ferramentas de investigação multimetodológicas (pesquisa documental; pesquisa bibliográfica; pesquisa de campo) e assumindo uma ênfase teórica clara, este projeto está voltado à análise do estatuto das imagens na contemporaneidade, considerando a articulação entre as culturas midiáticas, urbanas e do consumo. Interesse-nos, em especial, a investigação de políticas de visibilidade específicas articuladas por fenômenos e dinâmicas midiáticos. Como marco reflexivo central, estuda-se os impactos socioculturais dos diferentes processos de estetização do social, problematizando-se as lógicas do espetáculo, do entretenimento e da televigilância. Em sentido complementar, as peculiaridades do consumo de imagens na contemporaneidade são analisadas desde seus impactos comportamentais, subjetivos e perceptuais. Agregando os dois aspectos, questiona-se a mutação do valor do visível e do tornar-se visível nas culturas comunicacionais contemporâneas. Finalmente, interessa-nos identificar e recuperar analiticamente as perspectivas de apropriação cidadã no universo da comunicação generalizada e da cultura da visualização. Em termos conceituais, o investimento tem se dado na conceituação de uma possível cidadania visual. Em termos de sua aplicabilidade social, compreende as perspectivas de atuação comunicacional criativa em espaços urbanos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)