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Aquisição de bibliografia de referência para a pesquisa "consumo, cena midiática e políticas de visibilidade contemporâneas"

Processo: 09/16658-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa Infraestrutura - Faplivros
Vigência: 01 de abril de 2010 - 31 de julho de 2011
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Teoria da Comunicação
Pesquisador responsável:Rosamaria Luiza de Melo Rocha
Beneficiário:Rosamaria Luiza de Melo Rocha
Instituição Sede: Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Imagem  Meios de comunicação  Consumo  Bibliotecas  Aquisição de materiais  Acervo  Livros  Recursos para a pesquisa 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comunicação | Consumo | Imagem | Mídia | políticas de visibilidade | Mídia e imagem

Resumo

O projeto visa a aquisição de bibliografia de referência para a pesquisa "Consumo, cena midiática e políticas de visibilidade contemporâneas", que resumimos na descrição que segue: Valendo-se de ferramentas de investigação multimetodológicas (pesquisa documental; pesquisa bibliográfica; pesquisa de campo) e assumindo uma ênfase teórica clara, este projeto está voltado à análise do estatuto das imagens na contemporaneidade, considerando a articulação entre as culturas midiáticas, urbanas e do consumo. Interesse-nos, em especial, a investigação de políticas de visibilidade específicas articuladas por fenômenos e dinâmicas midiáticos. Como marco reflexivo central, estuda-se os impactos socioculturais dos diferentes processos de estetização do social, problematizando-se as lógicas do espetáculo, do entretenimento e da televigilância. Em sentido complementar, as peculiaridades do consumo de imagens na contemporaneidade são analisadas desde seus impactos comportamentais, subjetivos e perceptuais. Agregando os dois aspectos, questiona-se a mutação do valor do visível e do tornar-se visível nas culturas comunicacionais contemporâneas. Finalmente, interessa-nos identificar e recuperar analiticamente as perspectivas de apropriação cidadã no universo da comunicação generalizada e da cultura da visualização. Em termos conceituais, o investimento tem se dado na conceituação de uma possível cidadania visual. Em termos de sua aplicabilidade social, compreende as perspectivas de atuação comunicacional criativa em espaços urbanos. (AU)

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