Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparação do exame hematológico e pesquisa de hematozoários realizada por diferentes técnicas em equinos de esporte e de tração (carroceiros)

Resumo

Na clínica médica de equinos, explora-se o perfil hematológico do animal, geralmente, com a finalidade de encontrar alterações que não foram constatadas ao exame clínico. Muitas vezes, o médico veterinário se depara com resultados de exames hematológicos que devem ser comparados com valores de referência para a espécie adaptados da bibliografia internacional, baseados em exames de cavalos hígidos, com clima, nutrição e atividade física padronizados. Este fato faz com que surjam dúvidas quanto ao verdadeiro significado clínico dos resultados hematológicos obtidos com os equinos atendidos nas diferentes regiões do Brasil, em diferentes condições nutricionais e de higidez, realizando atividades físicas diversas. Da mesma forma, a pesquisa de hematozoários em equinos, muitas vezes, apresenta resultados conflitantes entre o quadro clínico apresentado pelo animal e o resultado laboratorial, levantando a hipótese de que a técnica de pesquisa de hematozoários seja a responsável por falhas diagnósticas. Sendo assim, este estudo visa comparar os valores obtidos em exames hematológicos, comparar a presença de hemoparasitoses e comparar as diferentes técnicas para pesquisa de hematozoários de equinos de esporte e equinos de tração (carroceiros), levando-se em consideração diferenças como características nutricionais, estado de higidez e tipo de atividade realizada. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BIANCA MOUTINHO GRIZENDI; RENATA GEBARA SAMPAIO DÓRIA; DANIELE PASSARELLI; GUSTAVO MORANDINI REGINATO; YUMI DE BARCELOS HAYASAKA; PAULO FANTINATO NETO. Correlação entre avaliação hematológica e tipo de atividade física realizada por equinos no estado de São Paulo-Brasil. Ciênc. anim. bras., v. 21, . (12/12002-5, 19/03193-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.